Prefeito de Dourados: ‘Só não enfrenta oposição barco parado no porto’
Durante discurso na sessão solene que marcou o início do ano legislativo na Câmara de Dourados, nesta segunda-feira (5), o prefeito Alan Guedes (foto) destacou que a disputa pelo cargo que ocupa ainda não é agora e disparou: “Único barco que não enfrenta oposição é o barco que está parado no porto. Mas barco não foi feito para ficar parado no porto”.
O recado foi dado pelo mandatário após apresentação de um resumo dos anos de mandato transcorridos desde 2021, ano por ele considerado o mais difícil da história recente do município e desafiador do ponto de vista pessoal devido ao agravemento da pandemia da Covid-19.
“Estamos onde deveríamos estar. Eu fiz voluntariamente a opção pela vida pública. Ser vilipendiado faz parte do processo. A política me aperfeiçoou. Aprendi a ser mais tolerante, com a própria política. Você pode ser tolerante com a política, você pode ser executivo, ter velocidade, mas não pode ser impaciente nem intolerante. É uma lição construtiva que a política me ensina e que se leva para o resto da vida, respeitar e compreender as diferenças, as críticas e não reagir imediatamente, mesmo quando elas são injustas”, ponderou.
Ao citar que 2024 marca a reta final da maratona que representa o mandato de prefeito, Alan enfatizou o recado para pretensos adversários nas eleições deste ano.
“A cadeira que eu ocupo estará em disputa mais adiante. É mais adiante, o momento da disputa não é agora. O único barco que não enfrenta oposição é o barco que está parado no porto. Mas barco não foi feito para ficar parado no porto”, disparou, antes de anunciar para essa noite o pagamento da folha de janeiro dos servidores municipais. “Nesse mês depositaremos a quadragésima folha consecutiva antecipadamente”, ressaltou.
Alan pontuou ser um profundo acreditador na lei da semeadura, na vida na política e na gestão. “A gente é obrigado a colher. Mas a semeadura é opcional. Posso garantir, nós temos semeado, 10, 12, às vezes 15 horas por dia. Temos semeado ouvindo as pessoas que precisam, buscando alternativas, mas erramos também. Quando erramos não temos compromisso com o erro. Corrigimos o rumo e seguimos adiante. Nossa diferença é que não há dolo. Não erramos por querer errar ou para prejudicar alguém. Somos falíveis e todo mundo que é falível erra. Bom é saber que temos a oportunidade de corrigir a rota e seguirmos adiante”, afirmou.
O prefeito de Dourados também agradeceu aos vereadores e destacou o trabalho da bancada federal, citando nominalmente os deputados federais Geraldo Resende (PSDB) e Rodolfo Nogueira (PL), além de Vander Loubet (PT) e da senadora Tereza Cristina, sua correligionária.
É na companhia da senadora e do governador Eduardo Riedel (PSDB) que o mandatário pretende anunciar em breve novos recursos para recuperação da malha asfáltica de Dourados.
“Os investimentos em recuperação da malha asfáltica em 2024 passarão de R$ 50 milhões. Em breve, anunciaremos ao lado do governador e da senadora Tereza algo em torno de R$ 20 milhões para aplicação imediata. Sabemos que os douradenses sofrem com nosso asfalto combalido de mais de 40 anos e não mediremos esforços”, informou.
Outro ponto destacado no discurso do prefeito de Dourados foi o pioneirismo na vacinação em massa contra a dengue, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Laboratório Takeda, que fornece o imunizante Qdenga.
“Desde o dia 3 de janeiro a cidade experimenta uma iniciativa elogiável. Mediante intervenção da Secretaria Municipal de Saúde e intervenção da Fiocruz, com o professor Júlio Croda e com o Laboratório Takeda, Dourados receberá 150 mil doses da vacina para primeira aplicação e mais 150 mil para segunda dose. Hoje vacinamos aproximadamente 25 mil douradenses e ainda é pouco”, detalhou, convidando a população com idade entre 4 a 59 anos para ir às unidades de saúde. “A vacina contra dengue vai ser um grande diferencial no tão difícil combate a essa doença que nos desafia”, avaliou.
(Por André Bento, do jornal Grandourados)