Governador Riedel exalta capacidade da Sanesul em avançar no saneamento em cidades de MS
Como parte do planejamento estratégico de sua gestão municipalista, o governador Eduardo Riedel participou, no final do mês de maio, do lançamento de mais obras de infraestrutura, desta vez em Iguatemi, onde destacou a capacidade da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em avançar no setor de saneamento básico rumo à universalização. No começo do mês, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, assinou a ordem de serviço para o início das obras de esgotamento sanitário em Iguatemi, com um investimento de R$ 3,3 milhões.
Esse investimento visa à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo a instalação de uma EEEB (Estação Elevatória de Esgoto Tratado) e outras obras essenciais para o saneamento da região.
“É extremamente importante a capacidade de avançarmos para cumprir metas estabecidas nos projetos de saneamento. Isso representa saúde para as pessoas, responsabilidade do Estado, social e cidadania. Não tenho dúvida de que isso gera grandes oportunidades e bem-estar para nossa gente”, disse o governador Eduardo Riedel durante o ato público, que contou com a presença de lideranças públicas estaduais e municipais.
O presidente Renato Marcílio foi representado durante a cerimônia pelo diretor Comercial e de Operações, Madson Valente.
Ele destacou que, com a obra estruturante da elevatória final e as novas linhas de recalque (conjunto de tubulações para assegurar o perfeito bombeamento do esgoto), Iguatemi atingirá um patamar de 98% de esgotamento sanitário em 2028, efetivamente universalizando o saneamento básico na cidade.
Madson enfatizou ainda que essa iniciativa segue a orientação do governador, que almeja fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado da federação a universalizar o saneamento básico.
“Isso obedece a orientação do governador para que Mato Grosso do Sul seja o primeiro Estado da federação a universalizar o saneamento básico. Juntos, com o nosso presidente Renato Marcílio, nós estamos gradativamente cumprindo com esse propósito”, acrescentou o diretor Comercial e de Operações da Sanesul.
Prazo de conclusão – O valor total do investimento é de R$ 3.380.000,00, e a empreiteira responsável terá um prazo de nove meses para concluir as obras, a partir da emissão da ordem de serviço.
Esse investimento, realizado com recursos próprios da companhia de saneamento, faz parte do programa Avançar Cidades, evidenciando o compromisso da Sanesul em garantir um saneamento adequado para todos os cidadãos de Iguatemi e outras localidades.
Além de Iguatemi, a Sanesul opera em outros 67 municípios por meio de uma parceria institucional com as prefeituras, visando promover saúde, qualidade de vida e proteção ambiental.
MS alcança hoje o invejável índice de 62,62% da área de cobertura do esgoto. Desde a promulgação do novo marco legal do saneamento em 2020, o Estado vem investindo em infraestrutura e projetos para atingir a meta de oferecer saneamento básico para 99% da população até 2033.
(Da assessoria)