Comunidade acadêmica celebra consolidação do ensino superior público em Bataguassu
A semana ainda é de comemoração para a comunidade acadêmica do município de Bataguassu, município localizado na divisa dos estados de Mato grosso do Sul e São Paulo. É que, no sábado (15), uma luta se tornou realidade, com o anúncio da segunda turma do curso de Direito, ofertado pela Universidade Estadual de MS (Uems) nas dependências do Centro Educacional Jovens do Amanhã (CEJA).
O anúncio foi feito pessoalmente pelo governador Eduardo Riedel ao lado do reitor Laércio Carvalho, garantindo a continuidade do curso superior público, gratuito e de boa qualidade. A garantia se deu após ampla mobilização da categoria estudantil, com apoio do corpo docente e da direção do CEJA. Antes do anúncio, foi entregue um abaixo assinado com mais de duas mil assinaturas ao governador, expressando a vontade dos mais diferentes setores da comunidade de Bataguassu.
O reitor Laércio Carvalho foi mais além, pedindo ao governador apoio para instalar uma unidade da Uems em Bataguassu, para oferecer mais cursos para o público local e regional. A representação dos estudantes, por meio do centro acadêmico do curso de Direito, afirmou ao governador que o seu gesto será retribuição com trabalho para devolver o investimento público na formação superior gratuita.
O coordenador do curso de Direito, professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, destacou a mobilização dos estudantes, citando a sensibilidade do governador e do reitor para contemplar o anseio da comunidade local. Ele também enfatizou que a garantia e manutenção do curso em Bataguassu passa pelo empenho do promotor Quirino e toda a equipe do CEJA, o apoio do prefeito Akira e a determinação do deputado estadual Pedro Caravina. “A consolidação do ensino superior publico em Bataguassu é fruto da união, esforço e luta de quem acredita no ensino público”, assinala o professor.