Em Rondonópolis, vereador Dr. Jonas acompanha moradores até à Sema para pedir fim da poluição da Bungue

A fumaça emitida pela multinacional Bungue Alimentos sobre Rondonópolis causa incômodo e também problemas de saúde, especialmente em crianças e idosos. As pessoas mais afetadas são os moradores mais próximos da empresa, especialmente a população da Vila Goulart, condomínios residenciais e de outros bairros, como o Maria Vetorasso e o Verde Teto.
Procurado pelo movimento dos moradores, o mandato do vereador Dr. Jonas Rodrigues, acompanhou uma comissão até a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para que cobrar novamente pelo fim do problema da emissão da fumaça, proveniente de um processo de queima de produtos. O maior problema são detritos soltos no ar junto com a fumaça das chaminés, causando problemas e doenças respiratórias graves, principalmente nas crianças e pessoas idosas.
Dr. Jonas já interviu pelos moradores no ano passado, mediando uma ação do Ministério Público com a empresa, que firmou um Termo de Compromisso para acabar com o problema em até um ano. Infelizmente, os problemas de saúde dos moradores aumentaram com a situação da queima da Bungue, o que resultou neste pedido de providências junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
A qualidade do ar é um dos fatores primordiais para a sobrevivência humana. Ao respirar substâncias danosas à saúde, os moradores – especialmente crianças e idosos – estão contraindo doenças, comprometendo a qualidade de vida das pessoas que moram em seu entorno e demais localidades da região.
“O prazo do acordo para o fim da emissão da fumaça poluidora ainda não acabou, mas os problemas de saúde aumentaram e podem crescer mais com o período de estiagem. Diante deste perigo, acompanhamos os moradores para buscar uma solução mais rápida para este grande problema”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *