Em Dourados, Sanesul avança com ampliação da ETE Laranja Doce
A Sanesul está ampliando a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto Laranja Doce de Dourados para 80 litros por segundo de esgoto bruto, ou seja, aumentando o volume de esgoto recebido para o tratamento e, consequentemente, aumentando o número de imóveis atendidos. As obras estão bem adiantadas, cerca de 91% já foram concluídas.
Nesta semana, as equipes da Sanesul e MS Pantanal, junto com os técnicos da empresa executora das obras, realizaram os testes que garantem a operacionalidade de todos os dispositivos, bem como a eficiência esperada.
Nesta etapa do processo de obras é o momento de testar os diversos produtos químicos para entender quais deles deverão se adequar às características do efluente recebido na estação.
Até o mês de Agosto, as equipes continuam empenhadas em realizar todas as verificações necessárias para o início da operação assistida, etapa em que seguem realizando o acompanhamento em conjunto por 6 meses, ou seja, até a efetiva operação.
Aumento da capacidade – O novo sistema proporcionará o dobro de capacidade de tratamento, dos atuais 40 para 80L/s de esgoto, com eficiência muito superior, uma vez que o sistema proposto conta com processos diversos dos que então são utilizados, e com uma tecnologia que proporciona controle e automação em todos os processos operacionais.
A ETE Laranja Doce é umas das cinco estações de tratamento que a Sanesul mantém em Dourados, juntas elas garantem o tratamento dos resíduos gerado pela cidade.
Com as obras de esgotamento concluídas até o momento, a Sanesul conseguiu atingir 85% da cobertura de esgotamento sanitário na cidade de Dourados.
Alguns dos bairros que serão atendidos com a ampliação são o Mônaco, Europa, Riviera, Porto Royale, Hactares, Bourbon, Porto Unique.
O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), mantém muitos investimentos em obras de infraestrutura de saneamento. O recurso dessa ampliação é da própria empresa Sanesul, no valor de R$ 23, 2 milhões, que sempre está reinvestindo em mais redes de coleta e tratamento nas cidades onde opera.
A estratégia do governado do estado é ampliar a área de cobertura do esgoto no estado, que atualmente é de 63% entre os 68 municípios onde a companhia de saneamento detém a concessão dos serviços públicos, e alcançar a meta da universalização estabelecida pela legislação.