Eleito pregando o “novo”, Alan se alia à “velha política” para tentar se manter no poder em Dourados
O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP) foi homologado como candidato à reeleição neste dia 1 de agosto, durante convenção de seu partido. Eleito em 2020 com o discurso da renovação – mesmo estando militando há quase 20 anos na política local – o prefeito apresentou na convenção como padrinhos de sua reeleição antigas figuras da política estadual, como o deputado estadual Londres Machado, o federal Luiz Ovando e a atual senadora Tereza Cristina.
Analistas políticos que acompanharam a apresentação política e eleitoral do atual prefeito de Dourados observam que ele abandonou de vez o foco da renovação para cair nos braços da “velha política” que ele condenou de todas as formas em sua campanha, há pouco mais de três anos e meio.
Um dos expoentes da chamada velha política é Londres Machado, o mais antigo deputado estadual do MS. Alcunhado pelos adversários de “velha raposa”, o parlamentar foi saudado com entusiasmo por Alan Guedes e seus aliados. “O Alan perdeu o discurso que garantiu sua eleição em 2020. Ele vai ter que encontrar outro para tentar convencer o eleitor douradense, porque o do “novo” não vai colar mais”, apontou um analista.
Além de perder o discurso da renovação por estar apadrinhado da chamada velha política, as lideranças aliadas de Alan Guedes também são vistas como “forasteiras” no município. É o prefeito apoiou suas eleições em 2022, tirando considerável parcela de votos dos candidatos tidos “locais”, aumentando a representação política de representantes fora e diminuindo a de Dourados.