Rondonópolis: Negativa de direitos à população negra é debatida na Semana Jurídica da Unemat
Com o tema “Educação em Direitos Humanos”, a primeira edição da Semana Jurídica da Unemat (Universidade Estadual de MT) – Núcleo de Rondonópolis – reuniu educadores e representantes da comunidade negra para debater o contexto que ela está inserida, bem como a garantia de seus direitos individuais e coletivos. Na temática, a representação da comunidade negra mostrou de forma clara e contundente a negativa de direitos aos afro-descendentes brasileiros, afirmando que a escravidão foi abolida no papel, mas que o racismo ainda impera e de maneira muito forte no Brasil.
Uma das representantes da comunidade negra que participou da mesa de debates foi a professora Luzia Aparecida do Nascimento, presidente da Unegro – União de Negros e Negras pela Igualdade – que enfocou principalmente as mazelas enfrentadas pelas mulheres negras, além de fazer uma avaliação de toda a problemática enfrentada pela população negra. Segundo ela, o racismo institucionalizado no Brasil nega direitos fundamentis aos negros e negras, citando o feminicídio e o genocídio praticados contra a raça. “O mapa de mortes, muitas vezes patrocinadas por organismos estatais, mostra que a população negra é a maior vítima. Infelizmente é uma triste realidade apontada por organismos oficiais, como o censo do IBGE”, apontou Luzia.
A presidente da Unegro também discorreu sobre a situação da mulher negra no Brasuil, observando que ela sofre preconceito duplo, ou seja, de gênero e de raça. Ela enfatizou a necessidade da sociedade como um todo mudar o olhar em relação ao negro, ao mesmo tempo em que cobrou do setor público o estabelecimento de políticas públicas e ações afirmativas de resgate social da população negra. “Precisamos da união de todos e de todas para que o mapa da desigualdade racial no Brasil mude seus números e promova a inclusão de fato da população negra”, comentou Luzia Nascimento.
As atividades da Semana Jurídica da Unemat continuam até esta sexta-feira (29) e são realizadas pela Coordenação Pedagógica do Curso de Direito de Rondonópolis (campus Alto Araguaia) em parceria com o GEDIFI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade). A coordenação da semana é do professor Everton Neves dos Santos, com supervisão dprofessor Jesuíno Pinto, da coordenação do curso de Direito do Núcleo de Rondonópolis.