Em grupo de pesquisadoras, Jateí participa da Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, em São Paulo

Espaço do projeto em São Paulo garante presença de obra jateiense sobre história e cultura

Vídeo:

Por intermédio da estudante Isabella Dias Garcia, o município de Jateí está presente em mais um importante evento cultural e literário de expressão nacional e até internacional. É a Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri), que acontece de 23 a 28 de setembro na capital paulista.

Isabella participa de um grupo que pesquisa as escritoras de MS, coordenado pela professora Karina Kristiane Vicelli, do campus do Instituto Federal de MS em Dourados. A Feira de Ciências e Tecnologia tem como um de seus objetivos a divulgação anual de pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras.

Além de Isabella, o grupo de pesquisa é formado pelas estudantes Julia Alves Araújo e Marina Signor Tirloni (Dourados) e Sofia Lopes de Souza (Glória de Dourados). O projeto Escritoras no Mato Grosso do Sul da professora Karina tem como propósito identificar e buscar mulheres escritoras no MS,  divulgando suas obras literárias e científicas em formato.

No evento em São Paulo, as estudantes levaram algumas obras de escritoras sul-mato-grossenses, inclusive o livro “Jateí – História e Cultura”, organizado pelas professoras Maria Raimunda e Elza Augusta, e artigos feitos em sua maioria por mulheres da educação jateiense.

O projeto – O projeto Escritoras no MS é uma contribuição para a representação histórica das mulheres no estado. O projeto visa ampliar a visibilidade das produções literárias e científicas das mulheres, incentivando a leitura de suas obras. As estudantes envolvidas coletam e inserem informações no site www.escritorasms.tumblr, continuando a busca por mais autoras, idealizando biografias, designando onde encontrar suas obras e apresentando resultados obtidos.

O projeto objetiva ampliar a listagem das escritoras do estado, registrando e visibilizando suas obras literárias por meio do site https://escritorasms.tumblr.com/ e nas redes sociais (@escritorasms). Além disso, busca incentivar a relevância da pesquisa científica entre estudantes do ensino médio técnico da Rede Federal, explorando o universo feminino como parte da luta pela equidade de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *