Aldeia Urbana de Dourados: Projeto apresenta carta compromisso a candidatos
O Cuidar, projeto de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados, apresentou nesta semana uma carta compromisso para postulantes às eleições de 2024. No documento, o projeto pede a efetivação do projeto Aldeia Urbana de Dourados e a estruturação do Conselho Municipal do Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Dourados (CMDDID).
Representado por sua coordenadora, a professora doutora Gicelma Chacarosqui, que esteve nesta semana na Reserva Indígena de Dourados (RID) – Aldeias Jaguapiru e Bororó -, foi entregue um pedido, anseio da comunidade dos povos originários, para o vereador Olavo Sul (MDB), que será distribuído e replicado a todos os candidatos a vereadores e prefeito de Dourados.
Conforme Gicelma, o pedido consiste no compromisso em defender à instauração da primeira aldeia urbana da cidade de Dourados, para agregar e garantir os direitos dos milhares de indígenas desaldeados. Conforme a professora, a aldeia já existe extra oficialmente e se chama Ńhuporã, que significa Campo Bonito.