Impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso são tema de debate em audiência pública
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) promove, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública para discutir os impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso. O debate, que leva o nome de Rodas da Cidadania sobre Agrotóxicos, será a partir das 13h30, no auditório deputado Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa. A intenção do parlamentar é aproveitar o debate para elaborar projetos de lei relacionados ao tema.
“Temos uma marca e um programa de atividades para debates temáticos, chamado Rodas da Cidadania. Vamos realizar uma roda temática para debater os impactos dos agrotóxicos em nosso estado em todos os sentidos: meio ambiente, saúde humana e questões tributárias relacionadas aos venenos na agricultura. Vamos pensar, a partir desse debate, proposições legislativas para apresentarmos aqui na Assembleia”, disse Lúdio.
Entre os debatedores, estão a engenheira agrônoma e mestra em Saúde Pública Franciléia Paula de Castro, representante da Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Mondego Figueiredo, representante do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia e o médico e doutor em Saúde Pública Wanderlei Antonio Pignati.
“Convidamos estudiosos dessa temática, pessoas que conhecem o tema com profundidade, para identificar que ferramentas legislativas podemos propor pra proteger o meio ambiente e saúde da nossa população. Queremos combater os efeitos nocivos que a utilização indiscriminada de agrotóxicos produz tanto pro meio ambiente como para a saúde humana”, disse o deputado.
Entre os questionamentos que Lúdio Cabral tem levantado a respeito do tema, está o fato de a comercialização de agrotóxicos ser beneficiada por um grande volume de renúncias fiscais, enquanto o estado de Mato Grosso passa por crise financeira.
(Assessoria)