Sucesso marcou Semana Jurídica da Unemat em Rondonópolis
Realizada de 27 a 29 de março, a primeira Semana Jurídica da primeira turma de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis, foi marcado pelo sucesso. Além do ineditismo, o evento foi exemplo de dedicação e envolvimento da comunidade acadêmica local, o evento foi rico em discussões e debates para fortalecer o Esdtado Democrático de Direito e a Educação como base para a vida.
A semana ganhoiu ainda mais musculatura na produção de conhecimentos porque agregou eventos paralelos, que ocorreram no Tribunal do Júri e Câmara de Vereadores, como o II Encontro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade (Gedifi) e o Encontro da Rede de Estudos Direito, Justiça e Sociedade de Mato Grosso (Red@JusMT). Os eventos contaram com mais de 400 participantes, entre autoridades, alunos, professores, profissionais de variadas áreas.
A abertura oficial ocorreu no dia 27 no período noturno e a composção da mesa solene teve a presença de todos os coordenadores dos cursos de Direito das instituições de ensino da cidade, bem como a promotora de justiça Joana Maria Ninis, presidente da seccional da OAB Stalyn Paniago, além do deputado estadual Thiago Silva, prefeito municipal Zé Carlos do Pátio e do vereador, presidente da comissão de educação, Reginaldo Santos, e diretora geral da Unic, Ana Paula Lucena.
O coordenador do evento, professor Éverton Neves, ressaltou na abertura do evento que a ousadia da Unemat em trazer mais de 60 palestrantes em três espaços diferentes marcaria o ensino jurídico da cidade de Rondonópolis. Ele destacou a necessidade da união entre os políticos e as instituições do sistema de justiça fortaleçam a Unemat na região sudeste, especialmente no núcleo pedagógico de Rondonópolis.
A fala do prefeito e do deputado estadual demonstram a preocupação com a permanência e efetivação da Unemat na cidade de Rondonópolis, já que o curso de Direito é apenas uma turma especial em que não há mais vestibulares na cidade, fazendo com que a população tenha que pagar mensalidades nas particulares. Neste sentido, os acadêmicos João Marcos e Eduardo Ramos entregaramo uma Carta Aberta para que a Unemat avance na região sudeste.
O evento contou com apresentações culturais, como a banda do corpo de Bombeiros e apresentações de professores, além de lançamentos de obras jurídicas dos palestrantes de renomes internacionais, nacionais e locais. O evento também ocorreu, durante o período diurno, nos espaços do Tribunal do Júri – focados em debates sobre Democracia, Direitos e Sociedade -, bem como na Câmara Municipal centrada na discussão do tema Educação em Direitos Humanos.