Do analógico ao digital, Detran destaca avanços e legado nos 47 anos de MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem se destacado ao longo dos 47 anos de existência do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na transição do sistema analógico para o digital, que avançou consideravelmente nos últimos 4 anos. Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

Entre os principais avanços, estão a implementação de sistemas online para consultas, agendamentos e pagamentos, permitindo que os usuários realizem diversas operações sem precisar ir até uma unidade física. Além disso, o Detran-MS tem investido em tecnologias para aprimorar a segurança e a eficiência no registro de veículos e na emissão de documentos.

Aplicativo Detran MS

O legado desses 47 anos reflete não apenas a modernização dos serviços, mas também a busca constante por um trânsito mais seguro e organizado, com ações de educação no trânsito e parcerias com outras instituições. A digitalização não só facilitou o dia a dia dos cidadãos sul-mato-grossenses, mas também contribuiu para uma gestão mais transparente e eficiente.

A grande virada de chave foi na pandemia, que acelerou os processos e antecipou o lançamento do aplicativo Detran MS, que assim como o Portal de Serviços Meu Detran, oferta 95% dos serviços disponíveis nas 90 agências de atendimento ao público em geral espalhadas pelo Estado.

Entre os mais recentes produtos inovadores do Detran-MS está o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS. A ferramenta de IA – inteligência artificial – monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.

Centro integrado de Segurança Viária do Detran-MS

O CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS já auxiliou na recuperação de diversos veículos e atua em constante monitoramento para casos de clonagem, veículos furtados, roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas. O CISV trabalha em conjunto com as forças de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos: agentes da autoridade de trânsito do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, FICCO-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.

O Primeiro Emplacamento Digital também foi uma grande modernização do Detran-MS. O serviço reduziu a burocracia e facilitou a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.

Guichê no Pátio da Pmax

Os Ghichês de atendimento dentro dos pátios de apreensão vieram para agilizar o processo de liberação de veículos nos pátios PMax e Autotran na Capital. Antes, o proprietário precisava ir até a sede do Detran-MS ou a Agência Guaicurus, buscar informações sobre o veículo e levantar os débitos existentes. O próximo passo era ir até o pátio e fazer os ajustes necessários, e depois  retornar ao Detran para buscar o requerimento de liberação. O serviço permite ao proprietário faça a negociação dos débitos e resgate o veículo no mesmo lugar.

Outra iniciativa inédita foi o convênio celebrado com o Banco do Brasil que permite que o cidadão sul-mato-grossense que estiver com débitos acumulados de multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos, poderá fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão direto no guichê de qualquer agência do Detran-MS.

Na aplicação de exames, diversos avanços marcaram a transição do analógico para o digital.  A aplicação de prova teórica online, por exemplo, trouxe mais agilidade e transparência ao processo. Além disso, os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, já podem consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar, tudo pelo Portal de Serviços Meu Detran.

A Certidão de Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também integra a lista de serviços desburocratizado. O documento possui caráter informativo, e geralmente é solicitado por motivações trabalhistas, judiciais ou mesmo, por questões relacionadas à aposentadoria. Além de ser utilizado para comprovar a situação da habilitação em cursos especializados, como para atuar como condutor de ônibus ou motorista de aplicativos, por exemplo.

Vice-Governador, Barbosinha, fez questão de ser atendido

O digital avançou, mas os serviços presenciais continuam sendo aperfeiçoados para melhor atender a população. A estrutura física das agências faz parte das melhorias. Agora em outubro, foi finalizada a obra da unidade de Naviraí, que se tornou a 41° agência do Detran a passar por reforma e ampliação. Neste ano de 2024 também foram reformadas: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado.

Outro ponto primordial nos serviços presenciais é ter servidores preparados para prestarem atendimento de excelência. Inúmeros cursos e capacitações vêm sendo realizados, entre eles, o Curso de Atendimento 60+, desenvolvido para o novo modelo de atendimento exclusivo lançado pelo Detran: o Guichê 60+. Lançado agora em outubro, o novo serviço foi criado para prestar um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão que já viveu mais de seis décadas. Outro diferencial é que o servidor está pronto para orientar e ensinar aquele usuário a utilizar as ferramentas digitais como o Gov BR, por exemplo. Por enquanto, o Guichê 60+ está disponível em duas agências do Estado: uma na Agência Híbrida em Dourados, e outra na Agência do Shopping Campo Grande.

Agência de Naviraí

Na missão de Diretor-Presidente por três vezes e tendo participado dessa transição do analógico para o digital, Rudel Trindade, acredita que os avanços deixam um legado importante para o Estado. “Temos seguido os pilares que norteiam a gestão do governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, inclusivo e próspero. Estamos sempre buscando inspirações tecnológicas  mundo afora, para que possamos sempre aperfeiçoar nossos serviços”.

 

 

(Por Mireli Obando, da assessoria – Fotos: Rachid Waqued e Mireli Obando)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *