Jornada de professora e aluno da Rede Pública de MS inspira o futuro

As paredes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, testemunharam momentos inesquecíveis da jornada de Izabel e Miguel, uma dupla que representa o impacto silencioso, mas poderoso dos servidores públicos no cotidiano das pessoas.

Com 20 anos de atuação como professora do Estado e há seis anos na escola, Izabel Menezes transformou o ambiente escolar em um espaço de incentivo e acolhimento. A última conquista, a participação e vitória de seu aluno Miguel Partzlaff no concurso Jovem Senador, ilustra o resultado de um trabalho incansável. Ganharam direito a ir a Brasília recentemente para uma semana de vivência legislativa.

“Trabalhar com o estudante é o resultado que dá certo”, comenta a educadora, sorrindo ao lembrar das aulas e conversas que prepararam Miguel para o concurso. Entre planos de aula e ensaios de redação, foi cultivada a confiança que transformou o aluno. “Como eu sempre digo, a convivência é o ponto de partida”, ela reforça.

Izabel acredita que é a relação de confiança e proximidade com os alunos que permite a eles explorar o seu potencial, superando desafios e limitações.

Para Miguel, o apoio foi decisivo. “Eu até não queria participar, não me senti capaz, mas a minha professora me ajudou”. Miguel mergulhou na pesquisa histórica e legislativa, e, por meio de estudos e encorajamento, finalmente conseguiu embarcar rumo ao Congresso Nacional, onde se encontrou com jovens de todos os cantos do Brasil. “Foi muito bom ter a Izabel como minha apoiadora, minha professora”, comemora.

Izabel em atividade com seus alunos na biblioteca da escola estadual

Na visão da professora, essa conquista vai além de uma competição. Ela simboliza a evolução pessoal do jovem que agora, como ela diz, é “um Miguel que foi e outro que voltou”. Izabel, emocionada, fala do orgulho de ver seu aluno desbravar novos espaços e do impacto positivo da experiência. “Ver ele conhecendo outras culturas, vislumbrando outras possibilidades dentro do próprio país, foi muito gratificante.”

Miguel não apenas absorveu o conhecimento sobre a estrutura política do país, mas também passou a acreditar em sua capacidade de transformação. A experiência no Senado mudou sua perspectiva sobre o próprio futuro e o projetou a planejar novos caminhos, reforçando sua confiança no poder transformador da educação e no papel fundamental dos professores.

“Acredito que a educação pode sim transformar a juventude e os professores são muito especiais nesse contexto, porque eles fazem o estudante perceber que é capaz de mudar sua realidade”, afirma.

Essa narrativa é a primeira de muitas que reforçam a aliança entre o governo e a sociedade sul-mato-grossense, evidenciando como os servidores, que atuam com dedicação em diversas áreas, são fundamentais para o acesso da população aos seus direitos e para o fortalecimento da cidadania.

Em histórias como a de Izabel e Miguel, vemos que o trabalho desses profissionais não apenas transforma o presente, mas também lança sementes para um futuro promissor, sem deixar ninguém para trás.

(Por Lucas Cavalheiro, da assessoria)

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