PROJETO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE RONDONÓPOLIS É APRESENTADO AOS VEREADORES
O professor doutor Manoel Motta apresentou aos vereadores da Câmara de Rondonópolis o projeto “30 Anos da Constituição de Rondonópolis”. A apresentação do projeto de pesquisa e de resgaste da história do processo de elaboração da Carta Maior do município foi feita durante a Ordem do Dia, na terça-feira (10) e a iniciativa foi elogiada pelos atuais parlamentares da Casa de Leis.
A Constituição de Rondonópolis foi promulgada no dia 5 de abril de 1990 e o trabalho de sua elaboração será etermizado com esse projeto coordenado pelo professor Manoel Motta. O projeto será desenvolvido utilizando diversas mídias, eletrônica e impressa, para registrar quem e como foi todo o processo. O trabalho também vai evidenciar seus incentivadores e apoiadores em uma publicação histórica e de resgate da memória.
Após a apresemtação formal aos atuais parlamentares rondonopolitanos, a coordenação do projeto vai discutir com o presidente Cláudio da Farmácia e demais membros da Mesa Diretora, o apoio efetivo e estrutural da Câmara para este importante trabalho, que retrata a contribuição do Legislativo Municipal na vida do município.
O PROJETO
O projeto de memórias dos 30 anos da Carta Magna do Município, que rege sua vida política e administrativa, está sendo lançado neste dia 5 de abril e seu prazo de execução será de 12 meses. O Instituto Caburé já estabeleceu parcerias para a coleta de depoimentos e registro fotográfico e em vídeo dos personagens responsáveis pela produção da Constituição Municipal, sendo que alguns atores desse processo já estão sendo entrevistados para relembrar o nomento histórico na vida política e administrativa de Rondonópolis.
De acordo com Motta, o fato de estar suplente de senador também é determinante para a realização desse trabalho, em função da Constituição ser a Carta Maior que rege o município. “O projeto tem um prazo de execução de 12 meses e será realizado a partir do mês de abril de 2019 até o mesmo mês de 2020, quando se completa os 30 anos da atual Constituição Municipal de Rondonópolis. Nesse período, serão coletadas entrevistas, depoimentos e produzidos diversas modalidades de mídia para registrar e eternizar o trabalho de quem fez e faz parte da história”, enfatiza o professor.