Coronel Villasanti outorga medalha do mérito legislativo tenente coronel PM Benedito Campos Couto a policiais militares
O vereador Coronel Alírio Villasanti Romero, proponente da Sessão Solene Medalha Mérito Legislativo Tenente Coronel da Polícia Militar Benedito Campos Couto, dirigiu os trabalhos na noite de quarta-feira (27/11), às 19h no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande para entrega das homenagens.
O Tenente Coronel Benedito Campos Couto foi uma figura legendária da Polícia Militar de Mato Grosso. Nascido em Cuiabá, cursou a Academia de Polícia do Barro Branco em São Paulo. Como Capitão assumiu a Delegacia de Polícia e o Comando do Destacamento Policial do município. No Governo de Fernando Correa da Costa (1960-1965) atingiu o cargo de Delegado Especial da Zona Sul de Mato Grosso, com 34 delegacias sob sua jurisdição.
O Tenente Coronel PM Benedito Campos Couto foi morto em uma emboscada, com um tiro em Campo Grande, aos 44 anos, por ato de vingança em 20 de julho de 1972, executado por Antônio Estevão de Marães, o Antônio Verdureiro.
O assassino era réu confesso de outro crime ocorrido em Terenos no início da década de 60, pela morte do vereador Hans Peters, quando se entregou à polícia em Campo Grande. Na época o Delegado Titular era o Major Benedito de Campos Couto, que foi jurado de morte por Marães, e após cumprir sua pena, assassinou o Coronel Couto.
O crime mobilizou a PM do Estado inteiro, a partir de Campo Grande com a finalidade de capturar o assassino, encontrado em poucas horas e, que ao reagir, foi morto pela PM.
Considerado herói da Corporação, por lei estadual, sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja, o Tenente Coronel PM Benedito Campos Couto dá nome ao 1° Batalhão da PM e a uma rua em Campo Grande.
Tenente Coronel Couto deixou a viúva Tilia Henriqueta Guizzo Couto (falecida em 2022) e seis filhos: Carlos Magno Couto, Graziela Guizzo Couto, Carla Guizzo Couto, Gustavo Henri Couto, Annelise Guizzo Couto Correa e Luiz Antiocho Couto.
Foram homenageados pelo Coronel Villasanti cinco policiais militares: tenente PM Cosme Lescano de Ávila, a sargento PM Cristiane Louzada Ferreira de Oliveira, o tenente Coronel PM Wilmar Fernandes e o tenente coronel PM Rigoberto Rocha da Silva além do coronel Renato dos Anjos Garnes, comandante Geral de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul – PMMS e do advogado criminalista Carlos Magno Couto, filho do Tenente Coronel da Polícia Militar Benedito Campos Couto, que dá nome à Medalha, que falou em nome de todas as famílias dos homenageados.
Para o vereador Coronel Villasanti este evento foi proposto como mais uma forma de homenagear a Corporação, onde cada um dos integrantes arrisca sua vida todos os dias para proteger a população. “Como integrante da Polícia Militar por mais de 30 anos, é uma honra poder ver homenageados tantos irmãos de farda. É uma sensação de dever cumprido, poder homenagear em conjunto com meus pares vereadores, tantos Policiais Militares que nos enchem de orgulho cada um deles com histórias diferentes sempre em busca de uma sociedade mais humana, digna e segura”, destacou o vereador.