DESTAQUEVARIEDADES

Casa Cuiabana recebe Teatro Negro com a Cia. Solta encenando Encruza dias 14 e 15 de dezembro

Nos dias 14 e 15 de dezembro, na Casa Cuiabana, a Solta Cia de Teatro estará em cartaz com Encruza, um espetáculo de Teatro Negro que passeia por diferentes linguagens teatrais, indo da performatividade, passando pelo teatro ritual, até a construção de cena típica do teatro dramático.

Em Encruza, o público é colocado a experienciar com o performer Andreel Ferreira (fotos) os elementos sagrados de um terreiro de umbanda, como a musicalidade dos pontos cantados, o ritmo das danças, as ações dos trabalhos da casa que são reapropriadas para a cena, a defumação, o uso de velas coloridas e outros componentes rituais utilizados no processo. O ambiente da peça é de comunhão e confidência, até que surge Exu Mulher, entidade fictícia que desafia o público mostrando denúncias de intolerância religiosa.

O espetáculo é resultado de uma longa experiência laboratorial, misturando mais de uma década de prática religiosa do performer com sua experiência no teatro. Trabalho esse que, por fim, foi reorganizado pelo diretor Benone Lopes com o intuito de potencializar os atos performativos e teatrais do espetáculo.

A pesquisa tomou forma em 2019 e, desde então, foi contemplada pela lei Aldir Blanc no edital MT Nascentes, através do projeto “Encruza: do terreiro para tela”, tendo apresentação gravada e disponibilizada on-line, via YouTube, além de já ter sido apresentada em diversas mostras, como o Festival Satyrianas (São Paulo), o 9° Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense (Alta Floresta), a 1 ° Mostra Cuiabana de Teatro Negro (Cuiabá), a MT Escola de Teatro Convida (Cuiabá) e o Festival de Cenas Negras Rainha Terê (Rondonópolis).

Serviço: 

Encruza

Quando sábado (14/12) às 20h e domingo (15/12) às 19h;

Ingressos pelo Sympla o link está disponível no Instagram da @soltaciadeteatro

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *