No MT, 11 disputam duas vagas ao Senado neste ano com apenas 2 mulheres e 4 pelo Agro
As convenções partidárias encerraram neste domingo (5) com 11 candidatos ao Senado. Deste total, quatro têm ligação com o segmento do agronegócio e devem disputar o apoio do setor.
Um deles é o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) que, apesar de não ser produtor rural, presidiu a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e se destacou na defesa do segmento no Congresso Nacional. Seus suplentes são o ex-adjunto do Estado Luiz Carlos Nigro e a vice-prefeita de Água Boa Rejane Schneider, ambos do PSDB.
Jayme Campos (DEM), que já foi governador e exerceu mandato no Senado, é proprietário de agropecuária e possui fazendas na região de Alta Floresta. O democrata tem como suplentes o deputado federal Fabio Garcia (DEM) e a ex-primeira-dama do Estado Cândida Farias (MDB).
O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) é outro representante do setor agro. Produtor rural em Lucas do Rio Verde, foi presidente da Aprosoja antes de ingressar na política partidária e entra na disputa apresentando como suplentes o grão-mestre da Maçonaria Geraldo Macedo (PSD) e o ex-secretário de Estado José Lacerda (MDB).
O deputado federal Adilton Sachetti (PRB), compadre e parceiro político do ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP), também é ruralista e sempre se posiciona favorável aos interesses do setor. Escolheu como suplentes o ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) e a ex-primeira-dama de Santa Carmen Alessandra Nicoli (PRB).
Juíza aposentada
Uma candidata de destaque é a juíza aposentada Selma Arruda (PSL), apoiadora do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que ficou conhecida por colocar na cadeia o ex-governador Silval Barbosa (sem partido) e diversos ex-secretários de Estado. Seu primeiro suplente é o empresário de Sorriso Gilberto Possamai (PSL), mas o segundo deve ser definido somente amanhã (6).
Ex-reitora
O PCdoB emplacou como candidata ao Senado a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder que levanta bandeiras como defesa do trabalhador, da soberania nacional e dos excluídos. As suplências ficaram com o professor Gilmar do Sintep (PT) e o arquiteto Aloísio Arruda (PCdoB).
Demais candidatos
O advogado criminalista Waldir Caldas (Novo) tem como suplentes Givanildo Gomes e Nicácio Lemes de Almeida Júnior, ambos do mesmo partido. O historiador Sebastião Carlos (Rede) ainda não definiu suas suplências.
Já o PPL oficializou o servidor público Aladir Leite (PPL) com os suplentes Maria Sônia e Antônio Marcos, filiados à mesma sigla.
PSOL
O PSOL lançou dois candidatos ao Senado. São eles, o Procurador Mauro e Gilberto Lopes Filho. Os suplentes são José Roberto de Freitas Cavalcante e Manoel Parrião; Evandro da Silva e Antônio Fernandes, respectivamente. Todos são militantes da sigla de esquerda.
(Fonte: RdNews)