Dengue e chikungunya: Casos aumentam e Prefeitura emite novo alerta em Vicentina

Com casos de dengue e chikungunya confirmados no município, a Prefeitura de Vientina emitiu novo alerta esta semana para que a população redobre os cuidados em relação à prevenção destas doenças, transmitidas pelo mosquito aedes agypti.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles dos Santos, os casos notificados e confirmados estão aumentando em Vicentina, motivo de atenção e preocupação. Os indicadores de saúde mostram que, em casos graves, estas doenças transmitidas pelo mosquito podem levar à morte.
A maior ação contra o mosquito transmissor é a prevenção, com a eliminação de todo e qualquer tipo de recipiente que acumule água parada, suja ou limpa. Estes locais são os espaços ideais para criação e multiplicação do mosquito. Em Vicentima, a Prefeitura está fazendo sua parte no combate ao mosquito, com ações de saúde público e esforço concentrado na limpeza, retirada de entulhos e de outros objetos nas ruas que podem ser focos do mosquito.
Atenção nas casas – Conforme a assessoria da Prefeitura, o município precisa da ajuda de todos para combater o mosquito aedes aegypti. A gestão pública está realizando a coleta de entulhos e galhadas para manter a cidade limpa, mas isso não basta se cada um não fizer a sua parte, principalmente dentro do quintal e das casas, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito.
Eliminação da água parada em vasos, garrafas e pneus; quintal totalmente limpo e sem criadouros do mosquito; e o descarte correto de lixo e de entulhos são ações simples e que podem fazer a diferença a na guerra contra o mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vicentina alerta que a dengue e a chikungunya são doenças graves e podem levar a complicações sérias. “Não espere alguém da sua família ou vizinhança adoecer para agir. A prevenção é a melhor arma”.