DESTAQUEVARIEDADES

Alex Fraga, jornalista e poeta, é presença confirmada na Feira de Literatura de MS, em Dourados

A quinta edição da Feira de Literatura de MS (FELIT/MS), que acontece em Dourados nos dias 4, 5 e 6 de junho, já tem presença confirmada de um nome de peso da cultura sul-mato-grossense: Alex Fraga (foto). O poeta e jornalista, que é figura carimbada desde a primeira edição do FELIT-MS, chega com sua “matéria por quilo” e promete agitar o evento.

Quem conhece Alex Fraga sabe que ele não é de brincadeira. O cara é das antigas e consegue produzir cinco matérias de primeira mão, entrevistando, fazendo perguntas, escutando, assistindo aos shows, dando autógrafo e tirando foto com os fãs. E com razão, afinal, Alex Fraga é um dos primeiros poetas de MS a lançar livro nos anos 80, com publicações em 1982, 1983 e 1984. Ele foi o pioneiro a levar o “varal de poesias” para o interior do estado e para a capital, sendo considerado o primeiro poeta da geração underground em Mato Grosso do Sul.

Se o assunto é literatura de MS, Alex Fraga é uma enciclopédia. E como jornalista, ele mantém o “BLOG DO ALEX”, uma referência de fonte em Mato Grosso do Sul. O diferencial da sua página é que ele valoriza poetas e escritores de todo o estado, e não apenas da capital, dando voz a talentos de diversas regiões.

Nascido em Nioaque, no interior de MS, Alex Fraga iniciou seus estudos por lá. Cursou o ensino médio no Colégio Militar de Curitiba, no Paraná, e se formou em jornalismo pela renomada UFBA – Universidade Federal da Bahia. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios na área de jornalismo, incluindo o Jânio Lobo.

Ele foi editor-chefe do Jornal Diário da Serra e do Jornal O Estado. Além disso, foi o responsável por elaborar o primeiro Caderno de Cultura em um jornal diário em Mato Grosso do Sul, o famoso Caderno Dois do extinto Diário da Serra, de Campo Grande. A partir daí, todos os jornais da região passaram a adotar esse espaço exclusivo, valorizando a cultura local.

Alex Fraga também já ministrou palestras em importantes universidades do país, como Unicamp, USP, UFRJ, PUC de Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Por 16 anos, atuou como diretor de Comunicação da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco. Seu trabalho como jornalista foi reconhecido com medalhas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e da Câmara Municipal de Campo Grande.

Engajado em diversas causas, ele foi um dos fundadores do Movimento Negro em Campo Grande, o TEZ – Trabalho Estudos Zumbi. É autor de quatro livros e, atualmente, dedica-se ao seu “Blog do Alex Fraga”, que é totalmente voltado para a divulgação da cultura. Além disso, é diretor do Instituto Agwa em Campo Grande, com sede de campo na região pantaneira do Paraguai Mirim.

Com livros lançados nos anos 1980 e 1990, músicas gravadas e uma trajetória de excelência no jornalismo, nunca parou de atuar na cultura, editor de livros de excelências, crítico literário, e de bom coração, a presença de Alex Fraga na V FELIT é a garantia de um evento ainda mais rico e cheio de histórias para contar.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *