SUSTENTABILIDADE

Professor de MS ganha destaque internacional durante conferência da ONU na França

O cenário global da ciência oceânica e da educação para a sustentabilidade ganhará uma destacada contribuição diretamente de MS. O professor Lúcio Flávio Sunakozawa (foto), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), foi convidado para presidir uma mesa de debates e ministrar conferência sobre a Rota Bioceânica na prestigiada One Ocean Science 2025, que acontecerá de 9 a 13 de junho, em Nice, na França, como parte da agenda oficial da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (Unoc).
Reconhecido por sua atuação nas áreas de estudos sobre Rota Bioceânica, educação ambiental, gestão e regulamentação de recursos hídricos e justiça climática, o professor integrará uma delegação internacional de especialistas em ciência do mar, sustentabilidade e educação oceânica, a convite do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CEAEDD), instituição francesa parceira do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE), sediado no Brasil.
Durante o evento, o professor Lucio Flavio Sunakozawa (doutor pela USP e pós doutor pela UNJu), apresentará a palestra “Rotas Verdes para Oceanos Azuis: Educação e Economia Azul diante da Rota Bioceânica”. A exposição irá abordar a experiência brasileira na educação voltada aos oceanos, incluindo ações em comunidades de vulnerabilidade socioambiental, a formação de jovens para a Década do Oceano, e o papel estratégico das Rotas Verdes para a integração sustentável das bacias hidrográficas – exorreicas – que rumam ao mar.
Além da conferência em Nice, a presença do professor Lúcio Flávio se estenderá a compromissos institucionais de alta relevância para os interesses do desenvolvimento sustentável no estado de Mato Grosso do Sul. No Cluster Paris-Saclay, será formalizado um Acordo de Cooperação Acadêmica e Científica entre a UEMS e o CEAEDD. A parceria ratifica e consolida uma série de projetos desenvolvidos desde 2023, que envolvem parcerias, intercâmbios acadêmicos, pesquisa aplicada e iniciativas alinhadas com a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Outro ponto alto da agenda internacional será a participação do professor na comemoração dos 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO (IHP), com cerimônia na sede do organismo, em Paris.
Ainda, durante a sua passagem pela França, no dia 15 de junho, o professor Lucio Flavio integrará o projeto Louvre 2030 como visitante no renomado Museu do Louvre. Na ocasião, Sunakozawa fará uma palestra sobre os desafios contemporâneos dos Direitos Humanos, Justiça Climática e Cidadania Global, em painel que reunirá membros da delegação internacional do CEAEDD e seleto publico de autoridades e pesquisadores internacionais.
A viagem também contempla ações culturais e visitas institucionais voltadas à construção de novos projetos, consolidando parcerias entre a UEMS e centros de excelência na Europa.
Um dos projetos de destaque versa sobre a Educação Oceânica na Rota Bioceânica que envolve diversos setores da UEMS, como a Diretoria Internacional (DIRIN), o Mestrado PROFÁGUA, os cursos de Direito, o Centro Observatório das Rotas da América Latina- CORAL, o Doutorado em Educação, iniciativas integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de outras instituições governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *