Câmara Municipal de Primavera do Leste promove ação de repovoamento do Rio das Mortes

Os impactos negativos que o homem provoca na natureza são cada vez mais evidentes. A poluição, o acúmulo de resíduos sólidos e a diminuição rápida da biodiversidade são apenas alguns dos problemas ambientais da atualidade. Com vistas a diminuir esses impactos e conscientizar a população sobre a importância da preservação e recuperação do meio ambiente, a Câmara Municipal de Primavera do Leste realizou, na semana passada, uma ação de repovoamento do Rio das Mortes, com a soltura de peixes, da espécie tambaqui.

Conforme o presidente Paulo Márcio (DEM), a iniciativa da Câmara é uma forma de germinar e exemplificar atitudes em favor do meio ambiente e semear a cultura da educação ambiental. “Nós precisamos fazer a nossa parte como cidadão, porque antes de sermos vereadores, somos cidadãos com obrigações e responsabilidades”. Dentro desse contexto, o presidente tem incentivado o Poder Legislativo a debater e construir com a sociedade organizada, de maneira permanente, modelos de desenvolvimento econômicos sustentáveis, além de implantar dentro da rotina diária dos servidores e vereadores ações que visam despertar a consciência para a responsabilidade socioambiental.

O presidente entende que a criação de medidas efetivas é urgente e destacou que pensar nos danos ambientais é uma tarefa das mais complexas, porém impostergável – “temos buscado sensibilizar as pessoas a promover ações que visam controlar os problemas ambientais e, foi com esse objetivo que implantamos o Programa Câmara Sustentável, onde criamos uma política de responsabilidade socioambiental dentro dos princípios da economicidade e uso consciente de tudo o que é usado na rotina dos servidores e vereadores”.

Segundo Paulo Márcio, por meio deste Programa, há um chamamento para refletir sobre o modo em que atuamos no dia a dia, sobre o poder que temos em mãos, embora nem sempre tenhamos consciência disso. “Entretanto, cada um pode contribuir, através de escolhas cotidianas, para reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente, na economia, na sociedade e no nosso bem-estar”.

Para a vice-presidente da Casa, vereadora Carmen Betti (PSC) toda a população tem direito a um meio ambiente equilibrado, que é um bem coletivo e essencial para a qualidade de vida. “É tarefa do poder público defender e preservar o meio ambiente para essa geração e as outras que virão; e, essa ação de repovoamento, demonstra que o Legislativo tem cumprido o seu papel, de buscar valorizar, recuperar e construir políticas públicas para a sustentabilidade”.

Na visão do vereador Luis Costa (PR), com o crescimento da população e dos níveis de consumo, estima-se que em 2050 sejam necessárias quase três Terras para dar conta das demandas do nosso estilo atual de vida. “Entendo que todos têm que contribuir para que a sociedade caminhe rumo à sustentabilidade. Soltar os peixes no rio também é uma forma de chamar atenção da comunidade a refletir sobre a importância da harmonia entre a conservação da natureza e desenvolvimento socioeconômico”.

Para a vereadora Iva Viana, a ação e programa Câmara Sustentável, “é uma maneira de sensibilizar sobre a importância de recuperar o nosso meio ambiente. Temos que trabalhar o engajamento e trazer a população para, juntos, fazermos as mudanças efetivas”.  A vereadora Edna Mahnic (PT) tem uma leitura clara do papel do vereador, “a Câmara é um exemplo para sociedade. Nós somos os legisladores e precisamos ter esse cuidado com o meio ambiente, porque o que fazemos hoje, é o futuro. Além disso, precisamos buscar o equilíbrio ambiental”.

O vereador Miley Alves (PV) salientou que “essa mobilização dos servidores e vereadores em busca de fazer algo consciente ao meio ambiente é de muita grandeza e evidencia a nossa responsabilidade, enquanto cidadão, de fazermos a nossa parte”.

Na concepção do vereador Carlos Araújo (PP), para que uma sociedade sustentável exista de verdade, ele acredita que é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis, quanto da população para conservação dos recursos naturais. “Como representantes do povo, precisamos ter a iniciativa para que a população possa nos acompanhar e entender a importância de cuidarmos do meio ambiente, dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante”.

(Fonte: Assessoria)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *