Tribunal capacita professores contra assédio moral no trabalho

Professores da rede pública assistem palestra de juíza do TRT/MT

Capacitar educadores para que eles possam atuar como multiplicadores juntos aos estudantes sobre o assédio moral no trabalho. Este foi um dos objetivos da palestra ministrada pela juíza do trabalho Leda Borges com professores da Escola Estadual Ulisses Cuiabano, localizada no bairro Jardim Cuiabá, na Capital.

A exposição ocorreu no contexto do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido pela associação que reúne os juízes do trabalho do estado (Amatra/MT) em parceria com o TRT de Mato Grosso.

Nas duas horas em que conversou com os educadores, a magistrada falou sobre o assédio nas suas diversas formas, como combater, identificar e também como recorrer ao judiciário quando se ver vítima. “Como educadores, a transferência desse assunto se repete muitas mais vezes”, destaca a juíza Leda Borges ao falar sobre a importância do público que assistiu à apresentação.

A exposição desta segunda-feira foi a última do TJC neste ano. Iniciado em maio, o programa está em sua 10ª edição, sempre com foco na divulgação de direitos básicos dos trabalhadores. As ações buscam também o fortalecimento da cidadania e a aproximação entre Judiciário e toda a sociedade.

A iniciativa consiste na realização de palestras com temas atuais que envolvam os direitos do cidadão, tendo como público alvo professores e estudantes do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho.

O assunto tratado no último encontro do TJC na escola Ulisses Cuiabano foi escolhido também como forma de integrar as ações de outro projeto nacional: o Trabalho Seguro, desenvolvido em Mato Grosso por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin23). No biênio 2018/2019, o programa tem abordado nos eventos realizados a violência no meio ambiente de trabalho, do qual o assédio é uma de suas formas.

Culminância

As atividades do TJC na instituição de ensino serão encerradas em 23 de outubro, quando será realizada a Culminância. O dia será marcado por apresentação artísticas e culturais organizadas pelos próprios alunos, com temas relacionados aos abordados ao longo do programa. Antes, em 17 de setembro, os estudantes ainda farão uma visita ao TRT mato-grossense para conhecer as instalações e funcionamento do órgão.

(Fonte: Zequias Nobre/Ascom-TRT23)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *