Atenção à pessoa autista: Prefeito estuda ampliar centro de apoio em Vicentina

Depois de colocar em funcionamento do Centro Municipal de Fisioterapia em Vicentina, o prefeito fez uma visita, na semana passada, também ao centro de apoio à pessoa autista, que funciona ao lado do espaço de reabilitação física. Acompanhado do vice-prefeito Eduardo Oncinha e da secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles, o prefeito Cléber Dias da Silva manifestou a intenção de ampliar o Centro Terapêutico Eiko Eto Sato.
Junto com a diretora do centro, a psicopedagoga Vilma Brito Leal, o prefeito cumprimentou demais profissionais do centro terapêutico, indicando também o terreno ao lado. “Vamos buscar parceria para garantir recursos no sentido de ampliar nosso centro e seu espaço de acolhimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias”, observou Cléber.
A intenção do prefeito foi comemorada pela direção do centro e demais pessoas presentes, pois ele já se transformou em referência para toda a região, demais municípios do MS e até para outros estados, como Rondônia, que já visitaram suas instalações e seu modelo de atendimento para serem implantados em suas localidades.
O atendimento da nova gestão com quem possui TEA, especialmente as crianças, foi iniciado com 22 pessoas. Na inauguração do novo centro terapêutico, já eram 33 e atualmente o acolhimento e atenção da Prefeitura são para 42 pessoas. “Queremos transformar este espaço na extensão de suas casas”, falou o prefeito na inauguração do centro.
Para que o novo centro municipal de apoio ao autista entrar em funcionamento no começo deste ano, foi preciso um grande esforço da atual gestão municipal, visando criar as condições necessárias para o atendimento especializado e humanizado. Com uma equipe multidisciplinar, o centro conta com um quadro de cinco especialistas, sendo um psicólogo, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, uma secretária e uma coordenadora.
Casa Acolher – O objetivo do prefeito Cléber Dias da Silva é ampliar fortalecer o projeto Casa Acolher, programa de apoio e atenção para as pessoas que mais precisam. O programa foi iniciado dia 24 de julho passado, promovendo o encontro das famílias atendidas para troca de informações e fortalecimento das relações afetivas de acolhimento que movem o trabalho profissional no centro.
Conforme o prefeito Cléber, o Casa Acolher terá como referência a atenção às pessoas, sendo ponto de apoio e referência aos demais programas sociais para promoção da cidadania. Com a supervisão e acompanhamento da primeira dama Érica Cordeiro da Silva, o Casa Acolher terá conexão direta com o gabinete do prefeito, coordenação da Saúde e participação e apoio das demais secretarias municipais.