Nossa Senhora da Abadia: Fé e união marcam celebração de comunidade quilombola, em Rio Brilhante

No dia 16 de agosto foi realizada a Festa de Nossa Senhora da Abadia, que resgatou uma tradição histórica e reuniu a comunidade negra em Rio Brilhante. O evento juntou fé, cultura e memória quilombola, marcando o retorno de uma tradição iniciada em 1890. A festa foi sediada no Clube da Juventude, reunindo cerca de 700 pessoas e foi uma realização da Associação dos Remanescentes dos Quilombos Descendentes de Joaquim Cândido Jarcem e Belisário da Conceição Jarcem (ARQJOBE).
De acordo com o presidente Lucas Gomes Jarcem, a festa foi considerada um verdadeiro sucesso, reunindo centenas de pessoas em um momento de celebração e preservação da memória quilombola. Segundo ele, a festividade teve como propósito não apenas reverenciar a padroeira, mas também resgatar uma tradição que fazia parte da vida comunitária entre 1890 e 1937, no território da Fazenda Barra Mansa.
Com música, dança, tradição e devoção, a Festa de Nossa Senhora da Abadia voltou a brilhar, prometendo se tornar novamente parte do calendário cultural do município. “O retorno da festa, após tantas décadas, simboliza a história, a luta e a perseverança de um povo que mantém viva sua identidade e resistência”, pondera o presidente..
Para a diretoria da associação, o êxito da festa mostra que a fé e a cultura continuam sendo pilares fundamentais para manter unida a comunidade quilombola e fortalecer os vínculos com a sociedade rio-brilhantense. “Mais do que uma celebração, esta festa é um marco de resistência e de valorização da nossa história. É a memória viva de um povo que nunca deixou de acreditar”, destacou a diretoria.
Lucas fez questão de destacar o efetivo apoio da Prefeitura de Rio Brilhante, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Fundação Cultura e de Esportes (Funcerb), da Secretaria de Igualdade Racial (Francis) e da Secretaria de Desenvolvimento. O presente fez questão de citar a presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Adailton Lima, que prestigiou o evento do início ao fim e reafirmou seu compromisso com a comunidade negra.
Além da Prefeitura, o presidente agradece ainda diversas lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil que prestigiaram a iniciativa, entre eles os vereadores Valci e Márcio Belone, vereadora Lívia Dias, deputado Zé Teixeira, vice-prefeito Dr. Leonardo Arruda, prefeito Lucas Foroni, além de sindicatos, empresas e apoiadores locais.
A programação também contou com a presença da Amafrobras (Associação Maracajuense de Cultos e Culturas Negros e Agro-Brasileiros), representada por sua presidente, Silvana Arce Rodrigues e do COMDINE (Conselho das Pessoas Negras de Maracaju), presidido por Hermes Barbosa Pereira. O líder religioso pajé Olímpio Almeida, acompanhado de seguidores da Aldeia Laranjeira Nhanderu Yvyrápy-Kuê (etnia Kaiowá) e ainda apresentação da escola de capoeira, que abrilhantou a parte cultural.
(Da redação, com assessoria)