DESTAQUESUSTENTABILIDADEVARIEDADES

Nossa Senhora da Abadia: Fé e união marcam celebração de comunidade quilombola, em Rio Brilhante

Público estimado em 700 pessoas participou da festa no Clube da Juventude, em Rio Brilhante

 

No dia 16 de agosto foi realizada a Festa de Nossa Senhora da Abadia, que resgatou uma tradição histórica e reuniu a comunidade negra em Rio Brilhante. O evento juntou fé, cultura e memória quilombola, marcando o retorno de uma tradição iniciada em 1890. A festa foi sediada no Clube da Juventude, reunindo cerca de 700 pessoas e foi uma realização da Associação dos Remanescentes dos Quilombos Descendentes de Joaquim Cândido Jarcem e Belisário da Conceição Jarcem (ARQJOBE).

De acordo com o presidente Lucas Gomes Jarcem, a festa foi considerada um verdadeiro sucesso, reunindo centenas de pessoas em um momento de celebração e preservação da memória quilombola. Segundo ele, a festividade teve como propósito não apenas reverenciar a padroeira, mas também resgatar uma tradição que fazia parte da vida comunitária entre 1890 e 1937, no território da Fazenda Barra Mansa.

Com música, dança, tradição e devoção, a Festa de Nossa Senhora da Abadia voltou a brilhar, prometendo se tornar novamente parte do calendário cultural do município. “O retorno da festa, após tantas décadas, simboliza a história, a luta e a perseverança de um povo que mantém viva sua identidade e resistência”, pondera o presidente..

Para a diretoria da associação, o êxito da festa mostra que a fé e a cultura continuam sendo pilares fundamentais para manter unida a comunidade quilombola e fortalecer os vínculos com a sociedade rio-brilhantense. “Mais do que uma celebração, esta festa é um marco de resistência e de valorização da nossa história. É a memória viva de um povo que nunca deixou de acreditar”, destacou a diretoria.

Lucas fez questão de destacar o efetivo apoio da Prefeitura de Rio Brilhante, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Fundação Cultura e de Esportes (Funcerb), da Secretaria de Igualdade Racial (Francis) e da Secretaria de Desenvolvimento. O presente fez questão de citar a presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Adailton Lima, que prestigiou o evento do início ao fim e reafirmou seu compromisso com a comunidade negra.

Além da Prefeitura, o presidente agradece ainda diversas lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil que prestigiaram a iniciativa, entre eles os vereadores Valci e Márcio Belone, vereadora Lívia Dias, deputado Zé Teixeira, vice-prefeito Dr. Leonardo Arruda, prefeito Lucas Foroni, além de sindicatos, empresas e apoiadores locais.

A programação também contou com a presença da Amafrobras (Associação Maracajuense de Cultos e Culturas Negros e Agro-Brasileiros), representada por sua presidente, Silvana Arce Rodrigues e do COMDINE (Conselho das Pessoas Negras de Maracaju), presidido por Hermes Barbosa Pereira. O líder religioso pajé Olímpio Almeida, acompanhado de seguidores da Aldeia Laranjeira Nhanderu Yvyrápy-Kuê (etnia Kaiowá) e ainda apresentação da escola de capoeira, que abrilhantou a parte cultural.

(Da redação, com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *