Dia do Cooperativismo tem ações solidárias e de sustentabilidade, em Rondonópolis
6 de julho é o Dia Internacional do Cooperativismo A data foi marcada em Rondonópolis om ações sociais e de sustentabilidade. O local para as atividades foi o Alfredo de Castro, bairro popular e um dos maiores da cidade e muito carente de serviços básicos. Diversas cooperativas montaram estandes no campo de futebol do bairro para divulgar e prestar serviços à comunidade. As atividades foram realizadas por um corpo voluntariado nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.
Conhecido como Dia C – de cooperar -, o evento foi liderado pela cooperativa financeira Sicredi, seguindo a iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Denominado “Multicoop na Comunidade”, o evento teve espaço no campo de futebol Ananias, no bairro Alfredo de Castro e proporcionou bem-estar, saúde, lazer e cidadania à população. Foram oferecidos atendimentos médicos, assessoria jurídica, cadastro de estágio e emprego, coleta de materiais recicláveis, consulta ao SCPC, corte de cabelo, recreação para crianças, além da distribuição de água, refrigerante, pipoca, algodão doce e picolé.
O Multicoop é resultado da união de várias cooperativas que atuam em Rondonópolis (Sicredi, Coopercotton, Coopercicla, Coopero, Coomser, Comajul, Cooperflora, Sicoob, Uniprime, Unimed, além da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis/Acir).
Conforme a Sicredi, as iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país.