Em Jateí, prefeitura convoca população para ajudar nas ações de atenção e prevenção em saúde

A Prefeitura de Jateí, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está sensibilizando a comunidade para com os cuidados básicos para prevenção doenças, entre elas, as transmitidas com por mosquitos, como a dengue e a chikungunya. No final de semana passado, uma reunião no município contou com representantes das igrejas católica e evangélicas, que ouviram dos agentes de saúde uma convocação no envolvimento na luta na prevenção de doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde de Jateí pretende reunir mais representantes de diferentes setores da comunidade para fortalecer as ações de prevenção e conscientização em saúde. No encontro, foi exposto o esforço diário do poder público no trabalho de combate às doenças, mas a participação de cada morador e moradora é fundamental para não criar condições ao aparecimento e propagação de males que podem até matar.
O encontro reuniu lideranças religiosas, órgãos de fiscalização e equipe técnica, reforçando que a união de esforços é essencial para enfrentar os desafios da saúde pública e levar informação de qualidade para todos. Na ocasião, representantes estaduais da Vigilância Sanitária, José Pedro e Paulo Silvio – do Núcleo Regional de Saúde de Dourados -, reforçaram a disponibilidade do Governo em apoiar o município com orientações técnicas e suporte especializado.
A representação do Conselho Municipal de Saúde ser fez presente na reunião, onde foram discutidas estratégias para ampliar a prevenção de doenças. A presidente Cleide Aparecida Bento de Jesus destacou a importância dos cuidados e o envolvimento da comunidade, citando o papel das igrejas e das lideranças comunitárias no engajamento da população.
A secretária de Saúde, Kelly Cristina Jorge Leite, destacou que trabalhar em equipe é essencial para que as ações cheguem em todos os domicílios jateienses. “A fé e a ciência podem caminhar juntas pelo bem-estar da nossa comunidade”, disse. A reunião também reforçou a importância de intensificar a vigilância e o combate aos vetores , lembrando que a participação da população é a chave para resultados duradouros.