Atuação de Barbosinha como vice no Governo de MS é destacada

O assessor especial da Casa Civil de MS, Dorival Betini, destacou esta semana o papel estratégico desenvolvido pelo atual vice-governador, José Carlos Barbosinha (PSD). Conforme o experiente assessor, Barbosinha tem excelente relação de confiança com o governador Eduardo Riedel (PP), tendo mantido a continuidade administrativa em todas as vezes em que ocupou a titularidade no comando do Estado.
Barbosinha já assumiu como governador em exercício em diversas ocasiões, especialmente nos períodos em que o governador Eduardo Riedel esteve ausente por motivos pessoais ou férias. “Nesses momentos, ele manteve o ritmo das agendas, conduziu entregas e reforçou a continuidade das políticas públicas estaduais”, avalia Betini.
Em janeiro de 2025, por exemplo, Barbosinha ficou à frente do governo de 2 a 12, entregou obras no Cone Sul (Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Eldorado), inaugurou uma delegacia em Figueirão e um Núcleo de Atendimento à Mulher em Rio Brilhante. Em abril, assumiu novamente entre os dias 13 e 20, conduzindo agendas estratégicas, como entrega de obras em Corumbá, além de ações administrativas importantes.
Além de assumir o comando interinamente, a atuação de Barbosinha tem sido marcada por visitas técnicas e acompanhamento de obras importantes no interior do estado. Em julho de 2025, esteve em Itaporã para vistoriar o andamento do anel viário, além de reformas na estrutura educacional, como a ampliação da Escola Estadual Saldanha Derzi, cita Betini.
Betini observa também que Barbosinha também participa ativamente de eventos regionais, sobretudo ligados ao agronegócio. Em maio passado, por exemplo, participou da Expoglória em Glória de Dourados, destacando o papel do agro como motor econômico do MS e louvando projeções otimistas de crescimento do PIB sul‑mato‑grossense
Conhecido por sua desenvoltura e conhecimento da máquina política estadual, Betini aponta ainda o fato de Barbosinha sendo representado do Estado em cerimônias importantes, como a posse de deputados e senadores em Brasília, da bancada federal de MS. “Esse tipo de participação reforça sua presença política e capacidade de interlocução em âmbito nacional”, avalia.
Para Betini, Barbosinha traz uma trajetória marcada por gestão pública e mandato legislativo. Formado em Direito, foi prefeito de Angélica (1989–1992), atuou como presidente da Empresa de Saneamento de MS (Sanesul), secretário de Justiça e Segurança Pública e deputado estadual em dois mandatos consecutivos.
Entre as ações de destaque no mandato como deputado, Bdetini cita o no apoio e atuação parlamentar em favor de programas sociais como Mais Social, Conta de Luz Zero e Energia Zero. “É um quadro importante na da máquina administrativa estadual, que tem experiência política e conhecimento técnico e cientifico”, assinala.