Em Bonito, poeta e historiador Carlos Magno vai “mergulhar” na literatura para mostrar vida e arte


O poeta de Dourados, Carlos Magno Amarilha, é uma das personalidades com presença confirmadas na nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), um dos eventos culturais mais importantes do Mato Grosso do Sul. Conforme especialistas, a feira se torna palco para uma conversa imperdível sobre a essência da literatura.
Nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 15h, no Circuito Literário Dedo de Prosa, no Pavilhão da Letras, o poeta e historiador Carlos Magno mergulha no tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida”, com a intermediação do escritor Henrique Pimenta.
Amarilha, autor de dez livros de poemas, irá apresentar sua mais recente obra, Ñe’ẽpoty Porã Arandu, lançada em 2025 pelo Grupo Literário Arandu. O livro, que ele considera um “verdadeiro abuso no melhor sentido da palavra”, celebra a riqueza cultural e a vida nas fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina. A audácia da obra reside em sua composição trilíngue, com poemas escritos em português, espanhol e guarani, mostrando como a poesia pode ser um território de encontro e celebração.
Além de uma reflexão sobre a vida na fronteira, o poeta propõe um convite ousado para o público, que é o de desmistificar a leitura de poemas. Ele mostra que a poesia pode ser acessível, prazerosa e uma parte natural da vida, sem formalidades. É uma oportunidade para se conectar com a arte e descobrir que ela está ao alcance de todos.
Quem estiver em Bonito não deve perder a chance de prestigiar um dos eventos mais autênticos da FLIB. É uma oportunidade de conhecer de perto o canto das fronteiras e a beleza da mistura cultural que inspira o trabalho de Carlos Magno Amarilha. A prosa do poeta promete revelar como ele enxerga o mundo através da poesia.
(Da assessoria, com redação)