Educação ambiental: Vicentina faz aulas práticas de sustentabilidade

Vídeos:
A educação ambiental é uma disciplina essencial no cotidiano das ações da Prefeitura de Vicentina. Por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ações são realizadas de forma permanente, visando “plantar” consciência para um ambiente mais sustentável às futuras gerações.
Apesar das limitações estruturais e de recursos herdadas pela nova gestão, a vontade de fazer mais pelo ambiente fala mais alto e o resultado são ações práticas de cuidado com a natureza e preservação para uma vida mais sustentável. As aulas práticas com a categoria estudantil, de todas as etapas de aprendizado, é uma das ações marcantes neste começo do atual mandato.
Na quarta-feira (24), a Secretária de Meio Ambiente realizou mais uma atividade, desta vez em parceria com a Escola Estadual Emanuel Pinheiro, do distrito de Vila Rica. Na oportunidade, foi feito o plantio de árvores nativas em três nascentes na Linha do Iguaçu, mais especificamente no sítio Dallas, de propriedade do casal Valter e Cleide Dallas.
Conforme o secretário Manoel Messias Ferreira de Macedo, as atividades são para contemplar requisitos básicos de um projeto executado em parceria com a Itaipu Binacional, que são intervenções para preservação e recuperação de pelo menos 20 nascentes. “Concluímos às 20 nascentes propostas no projeto e, cientes das necessidades do cuidado ambiental, daremos continuidade a outros projetos da Secretaria de Meio Ambiente”, observa o professor Manoel Messias.
O secretário informou que existem mais três propriedades demarcadas para a continuação da preservação das nascentes e córregos do município. O plantio de mudas envolve a comunidade em geral, em especial os alunos das escolas estaduais, municipais e catequese, unindo pesquisa de campo, conhecimento científico, preservação da natureza e qualidade de vida.
Visita ao viveiro – Depois da aula prática de sustentabilidade nas nascentes, estudantes e professores da Escola Emanuel Pinheiro, de Vila Rica, tiveram a oportunidade de conhecer o viveiro de mudas, localizado na Linha do Barreirinho. O espaço criado por iniciativa do atual secretário, fica dentro de uma mata tropical. No local, aconteceu uma breve palestra sobre o viveiro, o começo de sua estruturação e diálogos sobre o meio ambiente e a convivência no meio físico.
O prefeito Cléber Dias da Silva abriu espaço na agenda para participar da aula prática no Viveiro Municipal, saudando estudantes e professores e ressaltando o olhar especial da gestão para a preservação do meio ambiente. Cléber disse que, infelizmente, as mudanças climáticas causadas pela ação humana, já são uma realidade, sendo necessárias ações para estancar ações danosas e garantir um ambiente com mais qualidade vida e de ar às futuras gerações.
Cléber destacou a importância de preservar a natureza e manter uma boa qualidade de vida, citando o esforço da gestão e do secretário Manoel Messias nas ações de preservação . ” Cuidar da natureza e investir em conhecimento científico é a base para o futuro das próximas gerações”, enfatizou.
As atividades com estudantes do Ensino Médio da Escola Emanuel Pinheiro foram acompanhadas pela diretora Maria Divaldete Mello de Almeida e pelos professores Hugo Rumenigge, Maria Gabriela e Maria Alice.