DESTAQUEGERAL

Dourados: CTN Asa Branca promove Festa da Carne do Sol no domingo no Clube Indaiá

O Centro de Tradições Nordestinas Asa Branca – CTN, de Dourados, realiza, no próximo domingo (05/10), seu mais tradicional evento, a 23ª Festa da Carne de Sol – Festsol que, além de contar com essa delícia da culinária nordestina, também servirá outros pratos da tradicional culinária nordestina, preparados com esmero, dedicação e … pelos membros da diretoria da entidade e colaboradores.

A Festsol será realizada no salão de festas do Clube Idaiá, a partir das 11 horas com música ao vivo pelo sanfoneiro Diassis, pelo cantor André Menezes e pelo grupo de forró Ipê de Serra, os quais apresentarão repertórios tradicionais do cancioneiro nordestino, como o forró pé-de-serra que revelou Luiz Gonzaga e Dominguinhos para o mundo, além de ritmos que despertam a animação do público e revividos nos eventos promovidos pelo CTN Asa Branca desde sua fundação, em 1994.

Para o presidente do CTN Asa Branca, Luciano Silva Borges, eleito este ano para o biênio 2025/2027, tudo está sendo preparado e organizado com a expectativa de um grande público, a exemplo dos anos anteriores, em que a Festsol recebeu douradenses e moradores de outras cidades, que apreciam as tradições nordestinas.

“Para aqueles que ainda não conhecem a nossa culinária, a nossa música e parte das nossas tradições, esta á uma ótima oportunidade de levar a família e confraternizar conosco e aos amigos que já conhecem, que prestigiem nossa festa e todos serão benvindos”, afirma o presidente.

A Festa da Carne de Sol foi instituída no ano 2000 pela diretoria do CTN Asa Branca, de Dourados, seguindo o exemplo de eventos semelhantes realizados nos estados do Nordeste brasileiro, onde a carne é preparada por um método de conservação típica da região nordestina e resulta em uma carne com textura mais macia e suculenta, de forma um pouco diferente do charque, ou carne seca, pois é levada a secar em local coberto, bem ventilado e protegido, garantindo sua qualidade, do momento do preparo, até o consumo.

A ideia da festividade foi apresentada em reunião da diretoria do CTN, que teve como presidentes os “nordestinos da gema”, o empresário Sidrone Ângelo Borges (in memorian), o primeiro presidente eleito da entidade, que presidiu por três mandatos e o advogado e professor de Direito Acelino Rodrigues de Carvalho; da ex-presidente Simonia Siqueira Silva, que concluiu o mandato este ano, além de descendentes de nordestinos, como o atual presidente Luciano da Silva Borges, sua mãe Zélia Borges e colaboradores como Cesar Gomes de Matos (in memorian), da antiga Casa Nordestina e do ex-presidente Carlos Brasil, entre outros.

O sucesso da Festa da Carne de Sol ao longo dos anos garantiu sua inclusão no calendário de turismo do município de Dourados e se constitui hoje em uma atração não somente regional, mas de âmbito estadual, merecendo o reconhecimento, também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que incluiu a festividade no calendário oficial de eventos do Estado.

A primeira edição da Festa da Carne de Sol de Dourados foi realizada na sede do Clube dos Sargentos, no Parque Alvorda e teve grande receptividade por parte do público. Foi realizada também em outras associações, mas há mais de uma década vem acontecendo em uma parceria cada vez mais sólida com o Clube Indaiá, que oferece uma estrutura completa para receber os convidados do CTN.

Informações sobre os ingressos para a 23ª Festsol podem obtidas pelos telefones (67) 99971-8819, com Luciano Borges e (67) 99971-4640, com Simônia Silva. O almoço será servido entre 11 e 14h e as apresentações musicais continuam até às 18h do domingo (05/10). (Por Elvio Lopes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *