Em Rondonópolis, “Salve o Verde” realiza o dia “D” da coleta seletiva e limpeza de bairros

O movimento “Salve Verde”, de Rondonópolis, estará no bairro Dom Pedro Casaldaliga neste sábado de manhã para mais um “Dia D da Coleta Seletiva e da Limpeza do Bairros”. Esta é a terceira ação realizada pelo “Salve o Verde”, Núcleo Ecológico do Mova-se.

O “Salve o Verde” surgiu depois de ações ambientais do Projeto “Mova-se”, que se reúne semanalmente em espaços verdes da cidade para praticar yoga e desenvolver ações ambientais.

Entre essas ações, duas vezes fomos até locais na Rodovia do Peixe onde lixos estavam sendo descartados no meio da mata.” Limpamos esses espaços e divulgamos a ação para os moradores locais na tentativa de que o descaso não se repetisse. Pelas informações que chegam a nós, está dando certo. As sementes foram espalhadas na Rodovia do Peixe”, informa a assessoria do movimento, acrescentando que na sequência participou da ação coletiva de limpeza do Rio Arareau, no qual foram retiradas mais de 20 toneladas de lixo.

Depois que o grupo de voluntários se fortaleceu e criou o “Salve Verde”, nasceu o “Dia D”. O primeiro “Dia D”, foi realizado no dia 29 de junho, nos bairros Jardim Europa, Jardim Atlântico e Jardim Paraíso. Na ação, que reuniu mais de 40 voluntários, foram recolhidos 60 quilos de materiais recicláveis e 96 pneus.

Na semana passada, participou da ação Multicoop, no qual 10 cooperativas mais a Acir se reuniram para cooperar com a comunidade Alfredo de Castro. Foram mais de 3 mil pessoas participantes e mais de mil pessoas beneficiadas.
“Em pouco tempo, muito já foi realizado. Mas temos a certeza que só estamos começando. Mais do que fazer a coleta no “Dia D”, nosso objetivo é orientar os moradores sobre a separação correta dos materiais que podem ser reciclados para que depois façam a destinação nos pontos da cidade”, assinala.

Conforme informações das cooperativas que recebem esses materiais, mais de 50% do material recebido não pode ser reutilizado por conta da maneira incorreta com que os lixos estão sendo separados pelas famílias. Nesse sentido, dessa vez vamos espalhar as sementes da educação ambiental.

Para isso, contamos com a participação de todos. Vamos juntos?

(Fonte: Assessoria Salve o Verde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *