Professora Gicelma, de Dourados, participa de feira literária no Paraguai


A professora doutora Gicelma Chacarosqui, da Faculdade de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – licenciada pra pós-doc na Universidade de Salamanca – participou na sexta-feira passada (31) da Feira Literária Del Chaco, em Carmelo Peralta, no Paraguai.
A Colônia Carmelo Peralta faz divisa com Porto Murtinho, sendo que esta fronteira faz parte do objeto da pesquisa da professora na Universidade de Salamanca, da Espanha.
Conforme Gicelma, sua pesquisa foca como a touromaquia espanhola influencia a cultura matogrossulense de fronteira. A festa de Nossa Senhora de Caacupé e o evento do “ El toro Candil“, que acontecem dia 8 de dezembro na fronteira de Porto Murtinho com o Paraguai, é o principal objeto da pesquisa da professora.
Gicelma está aproveitando a viagem para entrevistar as promesseiras, colher material para a pesquisa e divulgar os trabalhos da Faculdade de Letras da UFGD.
Em Porto Murtinho, a professora foi recebida pelo prefeito Nelson Cintra e, no Paraguai, pela secretária de Educación da Província do Alto Del Chaco, Edita Jara.

