Prefeitura e pequenos produtores de Vicentina ajustam entrega da produção para inclusão



O município de Vicentina sediou uma importante reunião na semana passada. Tendo como local a sede do Projeto Conviver, representantes da Prefeitura se reuniram com pequenos produtores da agricultura familiar para ajustarem o calendário de entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). A reunião foi organizada pelas secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Agrário, com o apoio das associações dos pequenos produtores inscritas no programa.
É que os produtos a serem entregues por meio do programa do governo federal, via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vão para a mesa das famílias que mais precisam em Vicentina e que estão inscritas nos programas sociais da Prefeitura. É a produção local combatendo a fome e a vulnerabilidade social, promovendo a inclusão.
Conforme Paulo Lobo, da Agraer, Vicentina foi um dos destaques em número de inscrições aprovadas de pequenos produtores no PPA deste ano, num trabalho que teve ainda a participação da Agraer local. Dezenas de famílias participaram do encontro, que procurou alinhar o ciclo de colheita dos produtos ao calendário de entrega de cestas de alimentos do programa de segurança alimentar no município.
Ao todo, o PAA vai adquirir a produção hortifrutigranjeira de 32 pequenos produtores rurais pertencentes as associações de pequenos produtores de Vicentina e do Iguassu. Cada família vai entregar produtos no valor de até R$ 10 mil, garantindo renda e a permanência das famílias na produção rural. “Este programa está unindo o apoio à produção da agricultura familiar com o trabalho assistencial, garantindo alimento para famílias necessitadas dos programas sociais”, observou o prefeito durante encontro em seu gabinete com representantes dos produtores e da Agraer.
O prefeito Cléber aproveitou o encontro, realizado em agosto passado, para elogiar o trabalho da Agraer no município, citando também o apoio da Prefeitura aos pequenos produtores, principalmente no suporte mecanizado para o preparo do solo. Os presidentes Juraci da Silva – da Associação do Iguassú – e Claudinei Ferreira de França – da Associação de Vicentina -, também destacaram o apoio recebido da nova gestão.

