DESTAQUEPOLÍCIASUSTENTABILIDADE

Primeira mulher prefeita na história de Jateí, Cileide cita protagonismo feminino nos espaços de poder

Cileide exibe diploma de prefeita eleita de Jateí, em dezembro de 2024 – Fotos: Elias Ferreira
Prefeita discursando no dia de sua posse, em 1 de janeiro de 2025
Com o vice Tiquinho (d), Cileide é homenageada pelo ex-prefeito Eraldo (e), prefeitos Vagner (Fátima), Cléber (Vicentina) e Juliano (Ivinhema) e pelo deputado Zé Teixeira – Fotos: Wendel Souza

Pela primeira vez na história, Jateí está fazendo aniversário tendo uma mulher no comando político e administrativo do município. A prefeita Cileide Cabral da Silva Brito comenta sobre este fato histórico, enfatizando o avanço da participação feminina na política e as consequentes conquistas nos espaços de poder.

Conforme a prefeita que venceu a eleição mais disputadas da história de Jateí, o protagonismo feminino é uma realidade, seja porque é maioria na população e também pelo seu senso de preocupação coletivo. “Nós mulheres temos na fraternidade a base de atuação para vida, buscando igualdade e um mundo mais justo para todas e todos”, pondera Cileide.

Antes de ser a primeira prefeita eleita de Jateí, Cileide ocupou cargos administrativos no serviço público, comandou a Secretaria de Saúde e ocupou a função de vereadora por dois mandatos na Câmara Municipal. “Além de celebrar este fato histórico que estou vivendo neste 62 anos de Jateí, além de ser um marco, espero que seja inspiração e incentivo a outras mulheres participar e ocupar os espaços na vida pública”, citou.

Ao falar especificamente de Jateí sobre a participação política, Cileide faz questão de destacar o avanço conquistado pelas mulheres nas eleições passadas, quando elegeu, além da prefeita, a maioria para a Câmara para ocupar cinco das nove vagas. “Por ser um município considerado pequeno no número de pessoas, Jateí está dando exemplo de grandeza ao enxergar o poder da mulher e o combate ao preconceito de gênero na política e na vida”, afirma a prefeita.

A prefeita cita ainda o fato de outras mulheres estarem em cargos de destaque no município, em face desse quadro favorável ao protagonismo feminino. “Por ser uma localidade pequena, com pouco mais de quatro mil moradores, Jateí  se mostra grande no âmbito local, no Estado e no Brasil em termos de representação feminina nos espaços de poder e de trabalho”, enfatiza Cileide.

Cidade carinhosa – A prefeita comentou ainda sobre o presente da economia diversificada, ressaltando a importância de todos os setores do agronegócio. “Jateí é referência em produção no presente e tenho certeza que será um gigante no futuro”, sentenciou.

Cileide aproveitou também para fazer uma declaração de amor à Jateí, destacando seu povo trabalhador e hospitaleiro. “É uma cidade carinhosa com as pessoas e isso faz toda a diferença nas relações humanas”, classifica a prefeita, que vive e convive com sua comunidade há 50 anos. “É uma terra linda e maravilhosa e de um povo amado e abençoado”, completou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *