Solidariedade une comunidade em Vicentina para confortar casal idoso e reconstruir casa perdida em incêndio
Incêndio tirou a casa e todos os pertences de uma vida do casa lrene e Pedrinho da Horta, em Vicentina


Uma grande corrente de solidariedade está formada em Vicentina desde o final da manhã deste domingo (16), depois que uma residência de um casal idoso foi consumida rapidamente por um incêndio.
O sinistro destruiu em minutos a casa de um dos moradores mais conhecidos do município, o aposentado Pedro Harmínio de Souza, de 83 anos, e de sua esposa, Irene Medeiros, de 63. Chamado carinhosamente como Pedrinho da Horta, ele é conhecido por gerações vicentinenses, especialmente por seu trabalho de décadas cuidando da horta da Escola Padre José Daniel.
A perícia ainda não divulgou oficialmente a causa do incêndio, mas informações iniciais apontam que o fogo teria começado por conta de um curto circuito na rede elétrica. Como a casa é de madeira, o material facilitou a propagação de chamas, que consumiu o lar de Pedrinho e Irene em poucos minutos. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas pouco pode fazer em função da voracidade das chamas.
No momento do incêndio, apenas Pedrinho da Horta estava dentro da residência, sendo que Irene tinha ido à missa de domingo. Com problemas de visão e de audição, o idoso não percebeu o incêndio em sua casa. Uma vizinha que mora na frente que avistou as chamas e entrou na casa e conseguiu retirar seu Pedrinho de dentro dela.
A rapidez como as chamas se propagaram tornou impossível a recuperação de qualquer objeto no interior da residência. Em minutos, os poucos móveis e eletrodomésticos foram transformados em cinzas e artefatos retorcidos pelo fogo. Objetos e lembranças de valor sentimental inestimáveis da família também não existem mais.
Corrente da união – A destruição do lar do casal Pedrinho e Irene mostrou, mais uma vez, o coração solidário vicentinense. Amigos e vizinhos começaram uma mobilização assim que a tragédia aconteceu, convocando as pessoas para ajudar na reconstrução do lar. As pessoas também tem ido pessoalmente na casa de uma das filhas onde o casal está abrigado para levar conforto e solidariedade.
Pelo menos duas chaves para transferência de doações em dinheiro (PIX) foram disponibilizados ainda no domingo, sendo uma de iniciativa da direção da Escola Padre José Daniel e outra de um dos membros da família de Pedrinho e Irene. As chaves PIX são as seguintes: 67 9 9921-3657 em nome de José André de Alcantara (diretor da escola) e 67 99807- 0342, em nome de Ricardo de Lima (genro do casal).
O poder público também participa do movimento em favor do casal Pedrinho e Irene. Assim que ficou sabendo do ocorrido, o prefeito Cléber Dias da Silva e a primeira dama Érica Cordeiro Bezerra Dias acionaram setores da gestão para dar assistência e promover acolhimento aos idosos. Além da Assistência Social, Cléber escalou o chefe de Gabinete Luciano Barbosa para atender a família e ajudar na reconstrução da vida do casal e de sua família.
Além da corrente de solidariedade para aquisição de materiais de construção, Pedrinho e Irene precisam também de mão-de-obra para reerguer a casa destruída. O casal já começou receber doações de móveis, roupas e utensílios domésticos em geral. Eles estão abrigados na casa de uma filha até que se mudem para uma outra acomodação e recomeçar a vida, provisoriamente, até a reconstrução do novo lar.

