DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Jateí consolida referência no atletismo no MS com a realização da 10ª Corrida da Fogueira

Prefeita Cileide participando da entrega de premiações – Fotos: redes sociais/arquivo pessoal

O município de Jateí sediou no domingo (21), a décima edição da Corrida da Fogueira, com grande participação popular e elevado nível técnico. Segundo Paulo Augusto,  secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Jateí, a Corrida da Fogueira reafirma sua importância para o esporte regional e fortalece o compromisso do município com a promoção da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento esportivo.

Com realização da Prefeitura de Jateí, a 10ª Corrida da Fogueira reúniu 400 atletas e consolidou o município como referência no atletismo regional. com a participação de atletas de 21 cidades de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

A prova contou com as modalidades de 15 quilômetros Geral, *5 quilômetros Geral e 5 quilômetros Prata da Casa, categoria criada especialmente para valorizar os atletas do município.

Com largada e chegada no tradicional Parque da Fogueira, a competição proporcionou aos participantes uma experiência esportiva de alto nível, aliando organização, segurança e incentivo à prática da atividade física.

15 quilômetros – A prova principal dos 15 quilômetros largando no distrito de Nova Esperança, exigiu resistência, estratégia e preparo físico dos competidores. Em um percurso considerado técnico e desafiador. A vitória no feminino ficou com Janine Rodrigues de Oliveira, que completou a distância em 1h01min, conquistando o lugar mais alto do pódio. A segunda colocação ficou com Kellen Talita, da cidade de Maracaju, com o tempo de 1h03min, seguida por Clebiana Maria, de Dourados, com 1h04min. Completaram o pódio feminino Márcia Pereira e Luciana de Lima.

No masculino, a disputa foi intensa do início ao fim. O grande campeão foi *Rodrigo Sobral, que cruzou a linha de chegada com o excelente tempo de 49min41s, demonstrando elevado nível técnico, Sobral é Tetra campeão da prova. Na sequência chegaram Ronaldo Rodrigues, Caio Pompeu, Sérgio Bacia Quebrada e Adão Pereira Luna, formando um dos pódios mais qualificados da história recente da competição.

5 quilômetros – Na prova de 5 quilômetros Geral Masculino, o vencedor foi Perciliano Moreira, com a expressiva marca de 16min40s. O pódio foi completado por Claudemir Gomes, Mateus Vinícius, Thomaz Edson e Luiz Henrique, evidenciando a forte presença de atletas competitivos na distância. No feminino, a campeã foi Elaine Signorini, de Dourados. A segunda colocação ficou com Marina Silva, também de Dourados, seguida por Ana Cláudia, Fernanda Lopes e Rafaela Caroline.

Prata da Casa  – Um dos destaques da competição foi a categoria Prata da Casa, criada exclusivamente para os moradores do município e que tem como principal objetivo incentivar a população local a adotar hábitos saudáveis por meio do esporte.

No masculino, o campeão foi Alessandro “Vitamina”, que concluiu os 5 quilômetros em 19min06s, conquistando o reconhecimento do público presente. Entre as mulheres, a vitória ficou com Vanessa Tramontin Chaves, que completou a prova em 24min36s.

Segundo Paulo Augusto, a iniciativa da Prefeitura permitiu que os atletas do município realizassem suas inscrições gratuitamente, ampliando significativamente a participação popular e fortalecendo o caráter social do evento.

Saúde e qualidade de vida – Ao destacar o apoio da prefeito Cileide Cabral e do vice Francisco Tiquinho, Paulo Augusto afirma que mais do que uma competição, a Corrida da Fogueira se consolida como uma importante ferramenta de promoção da saúde pública e de integração social.

“Estudos demonstram que o incentivo à prática regular da atividade física contribui diretamente para a redução dos índices de sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e diversas outras doenças crônicas que impactam a qualidade de vida da população”, pontua o secretário.

De acordo com o professor Paulo Augusto, ao investir em eventos esportivos como a Corrida da Fogueira, o município fortalece políticas públicas voltadas à prevenção em saúde, ao lazer e ao bem-estar coletivo, criando oportunidades para que pessoas de todas as idades adotem um estilo de vida mais ativo.

“Além dos benefícios à saúde, eventos dessa natureza movimentam a economia local, fortalecem o turismo esportivo e projetam positivamente o nome de Jateí no cenário estadual””, assinala.

O secretário de Esportes e Lazer destacou a presença da prefeita Cileide, citando ainda o trabalho conjunto das equipes de apoio, segurança, saúde e voluntários que contribuíram para o sucesso da prova.

A 10ª Corrida da Fogueira foi fiscalizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, garantindo o cumprimento das normas técnicas da modalidade. A cronometragem eletrônica ficou sob responsabilidade da Race MS, que realizou o controle dos tempos por meio de sistema eletrônico, assegurando precisão nos resultados e transparência na classificação final.

A locução esportiva ficou por conta de Junior Nino, experiente locutor e animador de corrida de rua, abrilhantando o evento e fazendo a cobertura através do instagram Corredores do Interior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *