Em Rondonópolis, Semana de Luta dos Deficientes começa nesta 4ª sem recursos da Prefeitura
Está em curso em todo o Brasil a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PcD), com a mobilização de entidades e demais pessoas comprometidas com a causa. Em Rondonópolis, a mobilização ocorre entre esta quarta-feira (18) e vai até sexta-feira (20), com palestras e atividades de emponderamento, cuidados com a saúde e luta em defesa dos direitos. A mobilização, contudo, não tem a efetiva sensibilidade do poder público local, pois a Prefeitura se recusou a custear um simples coquetel com salgadinhos e refrigerantes, que são servidos nos intervalos das palestras em cada dia de sua realização.
Apesar da falta do aporte financeiro da Prefeitura, a diretoria da Adefir conseguiu viabilizar patrocínios e doações para garantir o coffee break da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência. A associação também confeccionou um kit de camiseta, copo e chaveiro para venda como forma de angariar recursos para custear o evento e outras despesas da associação, como a sua regularização jurídica. As empresas que patrocinam a semana são a Francar, Restaurante Cheiro Verde, Domani Prime, Botuverá, Fribom Transportes, Agiliza Isenções, Caroliona Veículos, Odontologia Lima e Guira Passos Bar e Restaurante.
O ciclo de palestras acontecerá no Núcleo de Conselhos e terá início nesta quarta (18), às 13h, com abertura oficial do evento seguido de duas palestras que tratarão da problemática da acessibilidade, de políticas assistenciais e regras para a aposentadoria das pessoas com algum tipo de deficiência.
Na quinta-feira (19), os assuntos estão voltados para a questão da saúde e, na sexta (20), o tema dominante serão as políticas e os desafios da inclusão social das pessoas com deficiência.
De acordo com os membros da Adefir, existem cerca de 19 mil com deficiência física e intelectual na cidade, sendo que destas, pouco mais de mil são associadas à Adefir. A Associação atende em sua sede todas as segundas e terças-feiras, a quarta é voltada para o trabalho externo, retomando o atendimento ao público na quinta e na sexta-feira.
A entidade funciona no Núcleo de Conselhos, na Avenida Tiradentes, 1904, na região central da cidade. Outros esclarecimentos a respeito do trabalho da associação podem ser obtidos pelo telefone 66-3411-5005, em horário comercial.
(Fonte: Gazeta MT)