Duda: Atriz conseguiu doador de medula 100% compatível e emociona
A atriz Duda Riedel finalmente conseguiu um doador de medula 100% compatível. O anúncio foi feito nesta quarta, 30, no “chá de medula” dela.
O vídeo da comemoração, postado no Instagram, é emocionante. Duda pula, grita, chora… E ela escreveu no post:
“Disseram sim pra mim. Alguém que nunca me viu, não me conhece e se quer sabe o que tenho enfrentado me disse sim. Alguém de outra parte do mundo resolveu me fazer sonhar novamente. Somos 100% (sim, 10 em 10) compatíveis e ele não deve nem imaginar, mas se tornou minha pessoa preferida do mundo”.
Foi como procurar agulha no palheiro, mas deu certo!
“A sensação? É indescritível. A chance de uma compatibilidade tão alta? 1 em cem mil. Eu nunca deixei de ter fé e meu anjo apareceu”, comemorou a atriz, que agora ganha nova chance de viver.
“Ele me deu a luz. Me deu a oportunidade de renascer. Essa pessoa não me salvou apenas, ela salvou toda minha família. Ela deu a oportunidade dos meus pais me verem crescer, de conhecer os futuros filhos das minhas irmãs, de tomar mais um chá com minha avó, de abraçar meus amigos, de garantir novas conquistas, de voar mais alto, de viver.”
Duda fez vários agradecimentos:
“Obrigada meu gêmeo de medula, um dia vou te abraçar tão forte que não vou mais te largar. Nos encontraremos daqui um tempo. Vou te procurar, olhar no seu olho e dizer: muito obrigada… Obrigada Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) por existir, obrigada Hemoce por terem buscado esse doador no mundo inteiro, obrigada meu Deus, obrigada minha Santinha Dulce”, escreveu.
Ensinou como doar
Além de comemorar, Duda voltou a fazer campanha pela doação de medula e ensinou o que é preciso para doador:
“E se você pudesse salvar a vida de alguém, você salvaria? Você diria sim pra alguém que você nunca viu? Que você ao menos conhece?”
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade
– Estar em bom estado de saúde
– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue
– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune
O cadastro pode ser feito no hemocentro da sua cidade e é necessário apenas documento de identidade, fazer um cadastro pessoal e coletar 5ml de sangue!
História
A atriz, jornalista e escritora Duda Riedel tem 24 anos, é de Fortaleza e foi diagnosticada com leucemia.
Ela descobriu a doença em maio deste ano e deu início ao tratamento imediato.
“Dia 3 de maio de 2019 eu descobri que estou com leucemia. 24 anos, sonhos por todo lado, uma vida saudável, amigos incríveis, um cara maneiro comigo, família estruturada, prestes a viver a melhor fase da minha vida e me deparo com isso. Gritei, chorei, me revoltei, perguntei o que isso queria me ensinar, o porquê de ser comigo… por fim, aceitei”, contou a jovem na época aos seus seguidores.
Com o tratamento, ela perdeu os cabelos e de dentro do hospital passou a se comunicar com os fãs pelo Instagram com mensagens de otimismo, positivismo e esperança.
Hoje Duda tem mais de 580 mil seguidores e uma história linda de vida, garra, de esperança e de sucesso pra contar.
Viva a solidariedade! Viva a empatia! Viva a doação!
(Fonte: Sonoticiaboa)