Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Rondonópolis
A Central de Recebimento do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) em Rondonópolis esteve em festa no dia 17 de agosto para comemorar ao Dia Nacional de Campo Limpo, 18 de agosto. Autoridades, profissionais ligados ao meio ambiente e ao agronegócio participaram do encontro que marca os dez anos do projeto no Brasil.
Com a alteração da lei original no ano 2.000, a lei 9.974 regulamentou e determinou o compartilhamento de responsabilidades entre o poder público, as centrais de recebimento e os fabricantes de produtos com embalagens pode podem ser reutilizadas.
Desde então, principalmente os proprietários de fazendas que utilizam grandes quantidades de produtos armazenados em recipientes plásticos, está sendo cobrada a correta destinação dessas embalagens e o Inpev é o responsável por receber os materiais.
De acordo com o supervisor da Central de Recebimento do Inpev em Rondonópolis, Ezequiel Binsfeld, o material que é recebido é transformado em 34 artefatos homologados pelo governo federal, dentre eles novas embalagens dos mesmos produtos, tampas e também na construção civil em tubulações de esgoto, conduítes e pallets.
“A logística reversa é importantíssima na cadeia de consumo até chegar na utilização no campo e assim a volta para a destinação correta para reciclagem desses produtos”, destacou o secretário de Estado de meio ambiente, André Baby.
O secretário de Meio Ambiente do município, João Copetti, destacou que o Inpev tem um histórico de crescimento da eficiência desse trabalho tanto do ponto de vista dos produtores quanto ambiental, uma vez que essas embalagens terão a destinação adequada.
Cerca de 400 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino também participaram do evento que premiou os melhores desenhos e redações em um concurso realizado com alunos do 4º e 5º ano e também seus professores.