Câmara de Dourados entrega homenagens nesta segunda-feira

Em 2018 o prêmio Marçal de Souza Tupã’Y foi entregue ao grupo de rap Brô MCs – Foto: Assessoria

A Câmara de Dourados realiza nesta segunda-feira (25), às 18h, sessão solene de entrega do prêmio Marçal de Souza Tupã’Y, que é destinado à pessoa que tenha se destacado na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena. Também será realizada a 1ª edição do Diploma Zumbi dos Palmares, concedido a personalidades ou entidades que tenham oferecido contribuição relevante, reconhecida e pública atuação em prol da comunidade negra.
A educadora Fabiana Assis Fernandes será a homenageada com o prêmio Marçal de Souza Tupã’Y. Natural de Dourados, ela atua nas áreas de produção e gestão cultural, arte-educação e produção audiovisual intercultural no município desde 2008. É fundadora da Rede Cultural e Ecológica Casa dos Ventos e promove ações sócio-educativas de artes integradas e colaborativas no Estado, além de ser colaboradora da Cátedra da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)/UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, membro do Fórum de Cultura de Dourados e do GT (Grupo de Trabalho) de Pa trimônio Cultural Indígena de MS, instituído pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O Diploma Zumbi dos Palmares terá cinco categorias, sendo um homenageado para cada uma delas. O Instituto Cultural Malungo de Capoeira, que tem o objetivo de coordenar ações de inclusão social, por intermédio da arte e cultura, tendo a capoeira como instrumento de educação para a cidadania, com foco no resgate histórico das matrizes africanas, será conferido na área Cultural.

Na área da Política, a homenagem será concedida a Luhara de Souza Arguelho, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-brasileiros (Comafro).

O projeto SER (Subjetividade, Educação e Representatividade), que tem o intuito de promover formações continuadas para professores e educadores e diálogo com alunos e sociedade sobre Relações Raciais e Diversidade, será homenageado na categoria Social.
A educadora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, homenageada na área Educacional, é graduada em Pedagogia e mestre/doutora na área de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB) e do Coletivo de Mulheres Negras “Raimunda Luzia de Brito” (CMNEGRAS/MS).
Na área religiosa, o diploma será conferido a professora e cantora Izabel Cristina de Oliveira. A homenageada é colaboradora e participante do Grupo Afro-Axé, sendo organizadora das celebrações Afro-Axé da Igreja Católica, desde 2002, e integrante do grupo “Divina Providência” da Comunidade Santo Antônio na Paróquia Santa Terezinha. Ela ainda é apresentadora do concurso Beleza Negra Dourados MS e do Encontro Cacheia Dourados 2019.

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *