Quase 7 mil focos de calor são registros em MT em oito meses, dizem bombeiros

Incêndio destruiu área de preservação ambiental

Mato Grosso registrou quase 7 mil focos de calor, de janeiro a agosto deste em ano, de acordo com um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo, 6.902 focos foram registrados no Estado. Focos de calor, se refere a pontos onde a temperatura passa dos 47º C. Nem sempre, entretanto, o foco é fogo ou incêndio.

“Uma placa de alumínio que aquece acima dos 47 graus pode ser entendida pelo satélite de monitoramento como foco de calor”, explicam os bombeiros. O indício de focos registrados este ano é menor que o mesmo período de 2017, porém os bombeiros alertam para os perigos de queimadas neste período de estiagem.

Apesar da queda, o estado continua em primeiro lugar no ranking de registros de queimadas, entre os estados que fazem parte da Amazônia Legal.

Os números incluem dos focos registrados no perímetro urbano, propriedades rurais e áreas de conservação.

Porém, segundo os bombeiros, 75,96% dos focos de calor registrados no primeiro semestre 2018, ocorreram em propriedades privadas ou similares.

Os bombeiros alertam que a participação efetiva da população é importante, tanto não colocando fogo em lixos e quintais, como denunciando o causador do incêndio seja na zona urbana ou rural.

(Fonte: G1/MT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *