Camerata de Concerto encerra temporada 2019 com homenagem e circulação pelo estado do MT
A Camerta de Concerto, de Mato Grosso, prepara o encerramento em grande estilo de suas apresentações e atividades neste ano de 2019, com uma agenda de eventos na capital Cuiabá e também municípios do interior. A corporação artística é um produto cultural das ações do Instituto Fernando Pereira(IFP), empresa especializada na consultoria e execução de programas educacionais em música, atuante em Cuiabá em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Casa Cuiabana. Além de Cuiabá, a ação é desenvolvida também em Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Campo Verde e Nova Mutum.
HOMENAGEM À SINFÔNICA
No dia 12 de Dezembro, as 20h no teatro da UFMT faz uma homenagem aos 40 anos da Orquestra Sinfônica Universitária. Na ocasião, comporão ao palco todos os grupos de música de concerto do interior do estado – a Orquestra Jovem de Nova Mutum, Orquestra Sinfônica de Lucas do Rio Verde, Camerata de Cordas de Rondonópolis e Orquestra Jovem de Campo Verde.
O concerto de celebrações, ao mesmo tempo em que reconhece a importância do mais antigo grupo sinfônico do Estado, abre espaços para o reconhecimento da “semeadura”da cultura em que se vem realizando no interior. Para além da pujante cultura do agronegócio, o interior do Estado vem mostrar que também é produtor de cultura e arte, comemorando 10 anos de atuação da Escola de Música de Nova Mutum – mantenedora da Orquestra Jovem de Nova Mutum, 05 anos de Instituto Germinando Sons – Mantenedor da Orquestra Jovem de Campo Verde, 03 anos de Camerata de Cordas de Rondonópolis, uma iniciativa do SESC em parceria com o IFP, e o mais jovem produto cultural da trupe, a Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde, mantida pela Secretaria de Cultura deste município.
REPERTÓRIO
No repertório, teremos a abertura da Camerata de Concerto com Glazunov e a Novelleta Oriental – uma dança orquestral para orquestra de cordas composta na segunda metade do século XIX, com todas as poéticas características do período romântico europeu. No segundo momento abre se espaço para jovens solistas, instrumentistas do interior do Estado, iniciando com Kamilly Matos – violinista de 16 anos do programa de formação instrumental em cordas do SESC rondonópolis e IFP, que interpretará o 1o mov do concerto de Haydn em Dó Maior, o trompetista George Salles de 10 anos, da cidade de Lucas do Rio Verde, oriundo do trabalho pedagógico do Centro Cultural do município, interpretando um arranjo de Temas de Dvorak, Vander Ribeiro e Mauri Monteiro, da cidade de Campo Verde, fruto do trabalho do Instituto Germinando Sons, interpretando Tchardas, finalizando o repertório com a Orquestra Jovem de Nova Mutum, apresentando dois arranjos instrumentais de temas cuiabanos e concluindo com a obra inédita “Semeadores” – para solista cantor – Thiago Ribeiro – e orquestra. A obra, com texto de Machado de Assis, exalta o trabalho de todos os semeadores, uma metáfora aos nobres homens que altruisticamente se doam à sociedade e seu desenvolvimento humano cultural.
OPORTUNIDADE
Enfim, para aqueles que ainda não conhecem o trabalho da Camerata de Concerto e a cultura do interior da música de concerto, a oportunidade é única nesta grande homenagem. Para aqueles que já conhecem, vale a caminhada até o Teatro Universitário no dia 12 de Dezembro, quinta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
O IFP vem formando ao longo de 11 anos ao músicos para o mercado, tendo inclusive enviado alunos ao exterior (Rússia, Republica Tcheca e EUA) para apresentações. Para aqueles que não puderem estar presente neste dia, o grupo se apresentará ainda nos dias 14 e 15 de dezembro na Orla do Porto junto ao Coral Municipal, em Cuiabá; Dia 17 de dezembro em Campo Verde e 18 de dezembro, em Rondonópolis, finalizando as atividades 2019, em uma cantata de Natal promovida em parceria com a Unegro.
(Assessoria com redação)