Concessionária implanta programa de fluoretação da água em Cuiabá

Medida preventiva reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65% em populações sob exposição contínua à água fluoretada

Desde o mês de maio deste ano, a população passou a receber água fluoretada em Cuiabá. O trabalho contempla todas as estações de tratamento de água do município, permitindo a distribuição de água suplementada com flúor às quase 600 mil pessoas atendidas pela Águas Cuiabá, empresa responsável pela prestação de serviços de saneamento na capital mato-grossense.

Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva de comprovada eficácia, que reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65% em populações sob exposição contínua desde o nascimento, por um período de aproximadamente dez anos de ingestão, sendo um processo seguro, econômico e adequado. Os benefícios à saúde se estendem à toda população, sem distinção de ordem econômica, social ou educacional.

O projeto de inclusão do flúor na água tratada contou com várias fases em Cuiabá, que foram desde a aquisição do insumo a ser utilizado (ácido fluossilísico a 20%) até adequações estruturais nas 11 ETAs do município e distritos (Tijucal, Presidente Marques, São Sebastião, Coophema, Ribeirão do Lipa, Porto, Parque Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, Coxipó do Ouro, Aguaçu, Sucuri), além do treinamento das equipes operacionais para manuseio e análises técnicas.

O trabalho de fluoretação desenvolvido pela Águas Cuiabá segue as boas práticas e as normas de engenharia sanitária, e é feito conforme as regras estabelecidas pela Funasa e em obediência à legislação federal.

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *