Amigos do Joel: Trabalho permanente de apoio e inclusão torna voluntário destaque político em Campo Grande
Uma pessoa ativa e determinada viu sua vida completamente a partir de um acidente de trânsito. De motorista de ônibus coletivo a paciente traumatizado, físico e mentalmente, depois de perder uma das pernas quando voltava para casa. O acidente mudou sua vida e de vítima ele passou a ser referência para quem precisa de ajuda, principalmente em casos semelhantes ao seu. Seu nome é Joel Faustino, que buscou forças no infinito para retomar a sua vida e ajudar outras pessoas que também necessitam.
O trabalho permanente de ajuda ao próximo fez de Joel uma referência em Campo Grande, que acabou por entrar na política para poder ajudar mais gente. Em 2016, empurrado por amigos e companheiros, ele saiu candidato a vereador e recebeu mais de 2.200 votos, ficando suplente na Câmara. Como não trabalha apenas em ano eleitoral, Joel continua com o trabalho de ajudar quem mais precisa e todas as pesquisas de intenção de voto na capital – registradas no Tribunal Regional Eleitoral- mostram seu nome com destaque na opinião dos eleitores para a Câmara de Vereadores.
A expressão de Joel na comunidade começou quando ele perdeu uma das pernas. Quando saiu amputado do hospital, foi para a casa e teve inicio de depressão. Num dia, ainda abalado, foi surpreendi pelo filho Rhyan, ainda pequeno, pedindo para que ele jogasse bola com ele. Diante do pedido, Joel juntou forças de onde parecia não ter e começou a brincar de futebol com o filho. A partir daquele momento, ele deixou o quarto sombrio em que repousava para se tornar um guerreiro do bem. Primeiro ele buscou apoio para si mesmo, como prótese e atendimento especializado. A partir daí, começou a dedicar a garantir este benefícios também para os demais na mesma situação.
O que Joel Faustino não sabia era que tinha muita gente precisando de ajuda especializada igual ele precisou. Ele viu que sozinho não conseguiria atender. Foi quando surgiu o “Projeto Amigos do Joel”, que agrupou mais gente para ajudar quem mais precisa. O projeto recebe pedidos de ajuda todos os dias, de muletas, cadeira de roda, prótese e outras necessidades, como alimentos e roupas. Como são muitos, alguns pedidos são quase impossíveis de serem atendidos. Foi quando surgiu o incentivo para a Câmara, pois como vereador Joel teria muita mais possibilidade de atender e ajudar muito mais gente.
Ao comentar sobre as pesquisas, Joel Faustino se mostra humilde, mas é enfático ao afirmar que elas mostram quem realmente se destacam e tem serviços prestados. “Vou continuar meu trabalho de ajuda ao próximo, mas não tenho dúvida que o mandato de vereador abre muito mais possibilidade de atendimento para a população que mais precisa”, disse Joel, que ainda discute com seu grupo a melhor decisão em relação ao pleito de 2020.