Médico diz que número de profissionais de UTI precisa dobrar para tratar pacientes com COVID-19

Barra do Garças Médico Clodoaldo Pirani diz que em apenas um dia, o número de casos aumentou aproximadamente 160%

Na manhã do dia 7 (quinta), durante coletiva de imprensa no Hospital Municipal Milton Morbeck, foi atualizado o número de casos confirmados de covid-19 em Barra do Garças. O número saltou de 5 para 13, em apenas um dia. Em entrevista, o médico Clodoaldo Pirani diz que é necessário dobrar o número de profissionais atuando no combate, que atualmente é de 130 pessoas no hospital.

Clodoaldo afirma ainda que muitos servidores estão há três meses afastados de seus familiares, evitando contado e trabalhando até 8 horas por dia, usando os equipamentos de proteção individual (EPIS) de forma completa, na qual não é possível sequer realizar as necessidades fisiológicas e nem se hidratar. “É desumano”, disse ele.

Como existem pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas), todo paciente é um potencial transmissor da doença, segundo o clínico. “Baseado no que o hospital necessita hoje de evidências, não há nada muito concreto no tratamento, principalmente de casos graves, mas que tudo que tem uma proeminência melhor, está sendo utilizada e está disponível para atendimento”, disse.

O médico ressalta a importância do isolamento domiciliar, pois há casos de várias pessoas da mesma família contraírem a doença. Ele ressalta que “ isso não é uma gripezinha”, e acrescenta nunca ter visto uma doença que tem um comportamento tão atípico e de uma gravidade tão intensa. “Tenham medo. É para ter medo”, disse Clodoaldo Pirani.

A carência de unidades de terapias intensivas (UTIs) preocupa políticos, médicos e a população de modo geral e existe uma possibilidade de ocupação de todos os leitos, que são três no momento, duas delas destinadas ao covid-19, afirmou.

(Semana 7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *