Em dia de conscientização, coordenadora de Nutrição da Cassems faz alerta sobre a obesidade infantil
Na última terça-feira (03), foi o “Dia Mundial do Combate à Obesidade Infantil”. A obesidade é uma doença crônica que facilita o surgimento de outras patologias, como diabetes, pressão arterial alta, problemas cardíacos e níveis elevados de colesterol. A evolução do quadro clínico, especialmente entre crianças, está associada aos fatores históricos, econômicos, sociais e culturais e pode ser atribuída a diversos fatores. A coordenadora de Nutrição da Cassems, Eliana Nogueira, fala sobre esse fenômeno e as iniciativas do plano de saúde para ajudar os pequenos beneficiários.
De acordo com Eliana, a melhor maneira de atuar contra a doença é realizando a prevenção. “Com um conjunto de práticas, como alimentação adequada, incentivo à atividade física e diálogo com os filhos sobre saúde, é possível deter o avanço da obesidade”.
O programa de prevenção da Cassems, “Crescendo Bem”, foi criado para trabalhar a promoção da saúde e prevenção da obesidade infantil. A coordenadora explica que a iniciativa auxilia na inserção dos cuidados com a alimentação na rotina da família. “Queremos que os beneficiários e seus filhos tenham a prática de dar atenção para isso, para conscientizar sobre a questão do sobrepeso e, desta forma, melhorar a qualidade de vida, além de tratar doenças imediatas, como diabetes e dislipidemia”.
A equipe multiprofissional do programa de prevenção é composta por médico pediatra e endocrinologista pediatra, nutricionista, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico. E, conforme explica Eliana, a família também é envolvida no processo de tratamento.
“O público alvo do ‘Crescendo Bem’ é de crianças e adolescentes residentes na cidade de Campo Grande, de 7 à 14 anos de idade, assistidos por uma equipe multidisciplinar e profissionais de saúde da Clínica da Família Cassems. Os pais ou responsáveis pela criança também serão atendidos pelo nutricionista mensalmente, pois a participação da família em todo o processo é muito importante no sucesso do tratamento da criança”.
Além dos atendimentos e acompanhamentos realizados pela equipe de profissionais da saúde, as crianças participantes do programa de prevenção recebem aulas de culinária saudável, mensalmente, em que assistem um profissional da Nutrição produzindo receitas temáticas e, ao final do curso, experimentam pratos saborosos, saudáveis e levam a apostila com as preparações para casa.
(Da assessoria)