A importância dos recursos naturais e o meio ambiente: ações educativas da Sanesul
Todo ano, no mês de março, a Sanesul inicia uma programação especial sobre a importância do meio ambiente. São ações que acontecem nos municípios operados pela empresa para abordar temas de preservação dos nossos recursos naturais, e funcionamento do saneamento básico em favor da saúde pública.
O Dia Mundial da Água e o Dia Mundial do Meio Ambiente são datas importantes para mobilização nas comunidades e os resultados sempre são positivos, principalmente entre o público infantil nas escolas.
Mês de março, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul vai realizar uma série de atividades de conscientização da população sobre o uso racional da água, tais como palestras, blitz educativa e distribuição de material educativo.
Nas escolas, funcionários e os mascotes Tuboré e Águalina ajudam a distribuir as cartilhas informativas que ensinam para as crianças as boas práticas do saneamento. As palestras de preservação do meio ambiente mostram a necessidade de cuidar dos rios e córregos, como economizar água potável, todo funcionamento do sistema de coleta e tratamento do esgoto, entre outros assuntos que envolvem os sistemas de saneamento básico e a sua importância no nosso dia a dia.
A mobilização é feita pelos próprios funcionários da Sanesul. No fim da temporada de ações, o material sobre saneamento distribuído chega a 13 mil unidades.
Curiosidade – Em meados de 2000, a engenheira Maria Martineli, incentivou a implantação de mobilizações e ações ambientais nas cidades operadas pela empresa. Foi assim que nasceu o Tuboré, nosso mascote, para representar o esgotamento sanitário. Sete anos depois, nasceu a Águalina, que veio para reforçar o time representando o sistema de abastecimento de água.
Este ano, por exemplo, vamos ter ação em frente a universidade em Naviraí; blitz em Dourados, Nova Andradina, Jardim, Paranaíba, Amambaí e Ponta Porã; Porto Murtinho vai ter uma semana de ações em escolas; e teatro em várias outras cidades como Coronel Sapucaia, Amambaí, Paranaíba, Aquidauana, Aparecida do Tabuado, Três Lagoas, Coxim, Alcinópolis, etc.
(Da assessoria)