Academia da orquestra sinfônica abre temporada em MT
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso inicia a temporada 2021 com sua academia orquestral em temáticas formativas. O programa, em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica em música orquestral, oferecerá neste ano cursos para a formação de líderes tanto na performance e ensino de instrumentos musicais como para regentes de grupos diversos. Devido as restrições sanitárias, todas as atividades serão online, mas sem perder o propósito de aproximar o conhecimento do ensino superior às demandas do mercado regional.
As inscrições para o curso de “Ensino do Violino por Habilidades” já iniciaram e mantém se aberta até o dia 05 de março. Segundo Fernando Pereira, coordenador do projeto de extensão e técnico que conduzirá as discussões, a proposta é difundir ferramentas e tecnologias educacionais que possam ser instrumentalizadas pelos alunos, possibilitando que o acesso a estas ferramentas tradicionalmente consolidadas eleve a prática do violino no estado. Vale lembrar que o músico, servidor da casa, carrega experiência internacional na área, e conta com o bacharel, mestrado e a licenciatura em música pela Academia Nacional de Sophia (BG).
Na mesma direção, o diretor artístico do grupo, maestro Fabrício Carvalho também lança o curso “Direção artística para grupos musicais” enquanto oportunidade ímpar no segmento. Na ocasião, os alunos poderão acessar as experiências de um dos mais tradicionais líderes do segmento no Estado.
Maestro Fabrício conta com um recheado currículo que vai desde a condução da Orquestra da UFMT há mais de 20 anos, à regência de grupos diversos pelo Brasil. Junto ao artista, os alunos abordarão desde as diretrizes da construção de um grupo musical e planejamento orçamentário, à montagem de repertórios e temporadas de apresentações artísticas.
“A Orquestra da UFMT é o grupo orquestra mais tradicional do Estado, cumpre seu papel promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos na música, próprios do nível superior, por meio de uma comunicação específica da prática extensionista”, explica o maestro. No ano de 2020 a Academia virtualmente atendeu 62 alunos pela prática mostrando que o ensino virtual também é possível dentro das linguagens artísticas.
Para aqueles que quiserem participar da Academia da Orquestra da UFMT, capacitando se, atualizando se para o futuro da música de concerto por meio das ações extensionista, a produtora cultural do grupo, Fernanda Ficagna, orienta a todos a acessarem o link de cadastramento para as atividades no portal da UFMT, ou para maiores informações entrar em contato pelo e-mail orquestraufmt@gmail.com, já que os acessos presenciais estão suspensos temporariamente enquanto medida restritiva de saúde pública.
SERVIÇO
Academia da Orquestra Sinfônica da UFMT
Ensino do Violino por habilidades – https://forms.gle/D8H6KTH4MzfE6RRT6
Direção Artísticas de Grupos Musicais – https://forms.gle/LhVmBSkqNixKPKeL8
(Fonte: Assessoria)