Ação conjunta atende ‘moradores de rua’ no Sudeste de MS

Em Nova Andradina, no sudeste de Mato Grosso do Sul, uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, montaram estratégias para enfrentar e atender os ‘moradores de rua’ da cidade.

Pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua. Além desses espaços, também são utilizados locais degradados como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene.

Tendo em vista essas características sociais, somados ao abuso de álcool e entorpecentes, essas pessoas acabam praticando pequenos furtos e delitos para alimentar esse vício, fato observado pelos policiais militares que diuturnamente atendem essas ocorrências, além de outras averiguações solicitadas pela população e que frequentemente envolvem as pessoas nessa condição de rua, conforme informou a assessoria da PM por meio de nota.

Visando não a repressão, mas focando principalmente na prevenção além do lado cidadão e humanitário da Polícia Militar, junto com a secretaria, levantou informações desses moradores para saberem como agir.

De acordo com a PM, durante as abordagens, serão realizadas consultas nos sistemas oficiais policiais para verificação de histórico e se entre essa população há algum ‘foragido’ da justiça, pois dentro de toda a perspectiva social que envolve essa população, há ainda os que se aproveitam por terem dívidas com a justiça e se infiltram procurando se passarem por vítimas da sociedade.

“A Polícia Militar tendo como base as informações repassadas pelas nossas equipes operacionais, identificamos uma grande incidência de ocorrências envolvendo essa população, seja portando drogas para consumo, seja cometendo furtos e até mesmo de perturbação da tranquilidade pelo abuso de bebidas alcoólicas. Por isso, decidimos unir forças para que os órgãos atuem juntos buscando uma solução para esse problema que não é exclusivo de Nova Andradina, porém que na cidade sorriso, cabe a nós resolver”, pontuou o Tenente Coronel da Polícia Militar, Josafá Pereira Dominoni.

Fonte: Douradosnews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *