Agosto Lilás: Escola Padre José Daniel de Vicentina na luta contra a violência à mulher
O município de Vicentina participa ativamento do movimento de enfrentamento a não violência contra a mulher, em todas as suas formas. Um dos segmentos da comunidade que mantém acesa a chama da luta é a Escola Estadual Padre José Daniel, referência de crianças e jovens do município.
A Escola Padre José Daniel está engajada no Agosto Lilás, com escopo de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outros pontos. Com a campanha, a coordenação da campanha fomenta medidas de conscientização da população sobre as necessidades de denunciar e socorrer vítimas deste tipo de violência.
A ação local da escola faz parte da campanha estadual, executada no MS por órgãos governamentais e não-governamentais, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha. Em Vicentina, a campanha é realizada pela equipe docente da Escola Padre José Daniel, por meio de articulação interdisciplinar.
Conforme a professora Maria do Socorro, vice diretora da escola, o estabelecimento de ensino estabeleceu diálogos informativos para sensibilizar e conscientizar seus estudantes e a comunidade escolar sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgando serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A direção agradece ainda o apoio do comandante da Polícia Militar local, Rivaldo de Oliveira Dias, por proporcionar a palestra Agosto Lilás juntamente com a equipe Promuse de Campo Grande, chefiada pela capitã da PM Carla Sanches Rodrigues.